Resumo:
A alimentação é um direito humano básico e a escola é um ambiente ideal para conscientização e protagonismo juvenil. O trabalho tem como objetos o ensino de Geografia conduzido pela interdisciplinaridade na Educação Integral e as experiências vivenciadas pela inserção de horta em espaço escolar para a promoção de práticas alimentares seguras e saudáveis como também de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi implantar uma horta orgânica na Escola Cidadã Integral (ECI) Izaura Falcão de Carvalho, município de Lucena, microrregião de João Pessoa com a finalidade de analisar a produção de conhecimentos através da interdisciplinaridade de Geografia com as outras disciplinas, destacar a prática de hortas orgânicas locais e promover ações de segurança alimentar e nutricional e de protagonismo. Participaram da pesquisa aproximadamente 50 alunos do Ensino Médio de diversas séries. A pesquisa é de caráter exploratório de abordagem qualitativa, e como referencial teórico foram utilizados públicações de autores como: Buainain e Batalha (2007), Silva (2012), Toledo (2013), e documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); e no segundo momento foram de aulas expositivas, visitas e palestras sobre cultivo orgânico, segurança nutricional e alimentar e posteriormente aconteceram ações de intervenção como construção dos canteiros e outros objetos para plantio de hortaliças, sempre baseada numa proposta construtivista e interdisciplinar. Percebeu-se que através da associação entre a teoria e a prática na Educação Integral, os alunos foram participativos, fizeram a leitura de mundo e suas experiências foram agradáveis e significativas, relacionando com os eixos temáticos como alimentação adequada e saudável com o maior consumo de frutas e hortaliças e de alimentos saudáveis em geral, valorização cultural e da produção orgânica do município e sobre a importância de hortas no ambiente escolar. As atividades buscaram desenvolver habilidades, competências e a sensibilização para a temática alimentar e mostraram que uma grande dificuldade no ensino de Geografia na Educação Integral é conseguir que o educando consiga associar a importância da disciplina com as experiências cotidianas exercidas dentro de sua comunidade.
Descrição:
MENEZES, Joana Angélica Moura de. Projeto de horta escolar orgânica: educação integral através da geografia e segurança alimentar em uma escola do município de Lucena - PB. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.