Resumo:
Os cursos de licenciatura são compostos de uma intensa abordagem teórica, na qual é possível estudar e analisar todos os assuntos que serão alcançados dentro de uma sala de aula. Além do conhecimento que serve como base para a vida prática de um professor, é preciso que esse também vivencie o cotidiano do espaço escolar, associando o estudo à prática. O objetivo desse trabalho é relatar sobre a experiência do primeiro momento que o estagiário entra em contato com uma sala de aula, analisando o ambiente escolar buscando compreender toda sua dinâmica, problematizando-o de uma maneira geral, a sua estrutura física e pedagógica, bem como vários aspectos da formação docente, depois de todo o embasamento e técnicas que aprendeu no decorrer do curso de licenciatura em geografia. Neste artigo , trataremos de uma pesquisa participante de observação, tendo em vista que somos sujeitos escolares que vamos investigar nossa própria escola no contexto de trabalho, com estudo bibliográfico e uma abordagem descritivo e narrativo de forma remota, na Escola Cidadã Francisco Maia localizada na cidade de Jericó Paraíba em uma turma do 9° ano do ensino fundamental anos finais, afim de relatar as experiências vividas em um estágio de observação numa sala de aula e de familiarizar com o seu futuro ambiente de trabalho após a sua graduação. Este trabalho busca respaldo teórico na abordagem de vários autores como: Aragãoe Silva (2012), Girotto(2016), Josso(2004), Pimenta e Lima(2005), Picornez(1991), Correia(2009), Ezpeleta e Rockwell(1996), José Moran(2015), Santos (2006) ajudando a refletir acerca dos processos e ensino-aprendizagem, buscando fazer uma reflexão da sua pratica docente e possibilidades de aplicação.
Descrição:
SOUSA, Maria Aparecida Pereira. A importância do estágio de observação para a formação do professor de geografia: 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.