UEPB - Repositório Digital

A importância do estágio de observação para a formação do professor de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Maria Aparecida Pereira de
dc.date.accessioned 2021-08-11T00:49:51Z
dc.date.available 2021-08-11T00:49:51Z
dc.date.issued 2021-08-04
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24224
dc.description SOUSA, Maria Aparecida Pereira. A importância do estágio de observação para a formação do professor de geografia: 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Os cursos de licenciatura são compostos de uma intensa abordagem teórica, na qual é possível estudar e analisar todos os assuntos que serão alcançados dentro de uma sala de aula. Além do conhecimento que serve como base para a vida prática de um professor, é preciso que esse também vivencie o cotidiano do espaço escolar, associando o estudo à prática. O objetivo desse trabalho é relatar sobre a experiência do primeiro momento que o estagiário entra em contato com uma sala de aula, analisando o ambiente escolar buscando compreender toda sua dinâmica, problematizando-o de uma maneira geral, a sua estrutura física e pedagógica, bem como vários aspectos da formação docente, depois de todo o embasamento e técnicas que aprendeu no decorrer do curso de licenciatura em geografia. Neste artigo , trataremos de uma pesquisa participante de observação, tendo em vista que somos sujeitos escolares que vamos investigar nossa própria escola no contexto de trabalho, com estudo bibliográfico e uma abordagem descritivo e narrativo de forma remota, na Escola Cidadã Francisco Maia localizada na cidade de Jericó Paraíba em uma turma do 9° ano do ensino fundamental anos finais, afim de relatar as experiências vividas em um estágio de observação numa sala de aula e de familiarizar com o seu futuro ambiente de trabalho após a sua graduação. Este trabalho busca respaldo teórico na abordagem de vários autores como: Aragãoe Silva (2012), Girotto(2016), Josso(2004), Pimenta e Lima(2005), Picornez(1991), Correia(2009), Ezpeleta e Rockwell(1996), José Moran(2015), Santos (2006) ajudando a refletir acerca dos processos e ensino-aprendizagem, buscando fazer uma reflexão da sua pratica docente e possibilidades de aplicação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Experiência docente pt_BR
dc.title A importância do estágio de observação para a formação do professor de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta