Resumo:
A formação de professores tem provocado muitos estudos e questionamentos, que indicam a
necessidade de revisão dos processos formativos, na perspectiva de formar um profissional
capaz de compreender que sua atividade não se resume à transmissão de conhecimentos e que
o exercício da profissão docente exige aprendizagens permanentes, haja vista o acelerado
avanço do conhecimento. Com a imposição do distanciamento social, devido a pandemia do
vírus COVID-19, as escolas tiveram que mudar sua metodologia de ensino, lidando com as
dificuldades logísticas do ensino remoto. As aulas que ocorriam em sala de aula, com atividades
e professores de forma presencial, passaram a ser ministradas através de aplicativos instalados
em computadores e celulares. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a
formação da realização dos estágios supervisionados para a formação do professor de geografia
levando em consideração os impactos causados pela pandemia para o desenvolvimento das
atividades deste componente curricular nas licenciaturas.
Descrição:
LIMA, Alexandre Alves de. Reflexões acerca da formação de professores de geografia para o ensino médio diante do contexto atual do ensino remoto. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.