Resumo:
Em virtude da pandemia ocasionada pela COVID-19 o sistema educacional brasileiro
implementou um novo modelo de ensino para dá seguimento as atividades escolares, o
chamado ensino remoto emergencial. Com esse modelo de ensino, os contextos do processo
de ensino e aprendizagem da Geografia escolar foram redefinidos e, consequentemente, dos
estágios supervisionados também, o que exigiu novas estratégias para se pensar a prática e a
formação docente. Diante disso, no presente trabalho buscamos compreender a implantação
do ensino remoto na rede básica de ensino de Livramento-PB e as novas possibilidades
formativas docente a partir do estágio supervisionado de observação. Para o desenvolvimento
do trabalho fizemos uso de uma abordagem qualitativa que esteve amparada pela pesquisa
bibliográfica e pela prática da observação. Com base nos resultados alcançados, podemos
afirmar que o ensino remoto implantado na rede municipal de Livramento, especificamente na
Escola E.M.E.I.F Ministro Alcides Carneiro tem refletido contradições manifestas em outras
escolas públicas brasileiras, tal como a dificuldade no acesso as tecnologias digitais utilizadas.
Nesse contexto, a realização do estágio supervisionado também ganha novas condições e
limites que perpassam pela construção de uma prática docente em um cenário marcado pelo
acesso diferente dos alunos a aprendizagem.
Descrição:
Silva, Maria Katiany da. O ensino remoto implementado na rede municipal de educação de Livramento-Pb e os novos contextos formativos no estágio supervisionado em geografia. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, EAD- João Pessoa-2021.