UEPB - Repositório Digital

O ensino remoto implementado na rede municipal de educação de Livramento-Pb e os novos contextos formativos no estágio supervisionado em geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Katiany da
dc.date.accessioned 2021-08-12T20:56:24Z
dc.date.available 2021-08-12T20:56:24Z
dc.date.issued 2021-08-06
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24280
dc.description Silva, Maria Katiany da. O ensino remoto implementado na rede municipal de educação de Livramento-Pb e os novos contextos formativos no estágio supervisionado em geografia. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, EAD- João Pessoa-2021. pt_BR
dc.description.abstract Em virtude da pandemia ocasionada pela COVID-19 o sistema educacional brasileiro implementou um novo modelo de ensino para dá seguimento as atividades escolares, o chamado ensino remoto emergencial. Com esse modelo de ensino, os contextos do processo de ensino e aprendizagem da Geografia escolar foram redefinidos e, consequentemente, dos estágios supervisionados também, o que exigiu novas estratégias para se pensar a prática e a formação docente. Diante disso, no presente trabalho buscamos compreender a implantação do ensino remoto na rede básica de ensino de Livramento-PB e as novas possibilidades formativas docente a partir do estágio supervisionado de observação. Para o desenvolvimento do trabalho fizemos uso de uma abordagem qualitativa que esteve amparada pela pesquisa bibliográfica e pela prática da observação. Com base nos resultados alcançados, podemos afirmar que o ensino remoto implantado na rede municipal de Livramento, especificamente na Escola E.M.E.I.F Ministro Alcides Carneiro tem refletido contradições manifestas em outras escolas públicas brasileiras, tal como a dificuldade no acesso as tecnologias digitais utilizadas. Nesse contexto, a realização do estágio supervisionado também ganha novas condições e limites que perpassam pela construção de uma prática docente em um cenário marcado pelo acesso diferente dos alunos a aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title O ensino remoto implementado na rede municipal de educação de Livramento-Pb e os novos contextos formativos no estágio supervisionado em geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta