Resumo:
Este trabalho é um relato de experiência do estágio III, realizado na escola José Eudenicio
Correia Lins, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa, que busca demonstrar a
importância do estágio supervisionado na formação dos estudantes de licenciatura em
geografia, procurando compreender as maiores dificuldades que os graduandos tiveram
para realizar o estágio de regência no modelo de ensino a remoto. A partir desse trabalho
também se desenvolveu uma pesquisa, visando entender as maiores dificuldades e os
desafios que os alunos enfrentaram para assistir às aulas à distância. Para o
desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia escolhida foi uma pesquisa bibliográfica
dos diversos autores que tratam da importância do estágio na formação docente. Essa
pesquisa foi realizada através de uma abordagem quali-quantitativa. No período de
desenvolvimento do trabalho foi realizado uma entrevista com o professor, com intuito
de compreender os desafios presentes durante o ensino remoto e as dificuldades que ele
enfrentou para ministrar as aulas à distância. Foi passando, também, um questionário para
os alunos, procurando saber as condições de acessibilidade com relação às ferramentas
tecnológicas e como foram preparados para estudar durante o período de pandemia de
covid-19. Nesse questionário, foi detectado que 80% dos estudantes não possuem
computador; 20% dividem celulares com outras pessoas e 66,7% disseram que nunca
estudaram com as ferramentas tecnológicas. Quanto aos objetivos dessa pesquisa se
desenvolve de uma perspectiva exploratória, descritiva e explicativa.
Descrição:
NUNES, Edileuza. O ensino remoto e os desafios para os alunos do 7° ano b da escola José Eudenício Correia Lins de estudar no período de pandemia: uma análise realizada a partir do estágio supervisionado III. 2021. 62f. Trabalho de conclusão de curso.(Licenciatura em geografia).Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.