Resumo:
O objetivo deste artigo é enfatizar a importância da Educação a Distância, destacando as
tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Geografia.
Relacionado a Educação a Distância como ferramenta fundamental para o processo de
formação de professores, qualificando e integrando-os as novas formas de ensinar e
aprender Geografia. A pesquisa mostra-se relevante academicamente e socialmente,
quando demonstra que a Educação a Distância contribui e proporciona acesso ao
conhecimento, capacitando o professor de Geografia adquirir habilidades para os novos
desafios. O tipo de pesquisa utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa, com
abordagem bibliográfica e documental, construída nos anos de 2020 e 2021, reportando a
questão da Educação a Distância e da formação do professor de Geografia. Os conceitos
bibliográficos analisados e os autores que contribuíram com o trabalho foram: BNCC
(2017), FREIRE (2011), LDB (1996), MERCADO (1999), SANTOS (2013) e outros. A
pesquisa foi construída através da análise documental em: sites, artigos, periódicos,
monografias e livros. A pesquisa demonstrou que a contribuição da Educação a Distância
configura-se como possibilidade para a formação do professor de Geografia. Diante do
cenário tecnológico e de conectividade que a sociedade vivencia, esse formato de ensinoaprendizagem, didático-pedagógico em que é preciso aprender a aprender, a Educação a
Distância preenche requisitos como o ensino presencial preenche no sistema educacional.
Descrição:
JUSTO, Wagnner Clodoaldo Angelo Rufino. Educação a Distância como Princípio Formador do Professor de Geografia.2021.28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.