Resumo:
O presente trabalho apresenta uma análise acerca da degradação do patrimônio Histórico e
cultural da cidade de Campina Grande, pautando-se nos dados coletados através do Projeto de
extensão “A Cidade visível e invisível: identidade cultural, memória e cidadania”. Interassanos,
no mesmo, compreender de que maneira as modificações urbanas ocorridas ao longo da
história da cidade foram significantes para a construção da atual desvalorização do passado
campinense, assim como, perceber a maneira que o mesmo é visto e sentido pelas atuais
gerações. Sabendo que na atualidade á questão da preservação do patrimônio histórico e
cultural, além de configurar-se como dever do cidadão brasileiro, pode ser também
considerado um direito do indivíduo segundo a lei da “Cidadania Cultural” hoje em voga no
Brasil, pretendemos perceber de que maneira à escola, que tem como um dos seus objetivos
principais à formação de cidadãos aptos a conviverem em sociedade, vem trabalhando a
sensibilização à preservação patrimonial. Para tanto, foram desenvolvidos entrevistas com
docentes e discentes da Escola Normal Padre Emídio de Vianna Correia, a fim de perceber,
além do conhecimento da juventude acerca da temática, a maneira como a educação
patrimonial tem sido desenvolvida neste ambiente escolar.
Descrição:
Miranda, D. M. M. de. Educar para proteger: conhecer e preservar através da
educação Patrimonial. 2011. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.