UEPB - Repositório Digital

A ludicidade na Educação Infantil e os desafios enfrentados por professoras: sistematização de experiência vivida no PIBID - UEPB - 2018 - 2019

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Paiva, Larissa da Silva Pontes de
dc.date.accessioned 2021-09-01T21:02:52Z
dc.date.available 2021-09-01T21:02:52Z
dc.date.issued 2021-08-23
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24374
dc.description PAIVA, L. da S. P. de. A ludicidade na Educação Infantil e os desafios enfrentados por professoras: sistematização de experiência vivida no PIBID - UEPB - 2018 - 2019. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho versa sobre os desafios que as professoras da Educação Infantil (EI) enfrentaram na inserção de práticas lúdicas em sala de aula, a partir de uma experiência pessoal através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos anos de 2018 e 2019. Neste sentido, revisitamos a história da Educação Infantil e as suas transformações até os dias atuais, considerando suas diferentes formas assumidas ao longo do tempo e nos atendo aos avanços na área, e como eles se refletem no trabalho docente em sala de aula. Nos propomos a analisar criticamente a relação entre ludicidade e pratica docente em sala de aula. Deste modo, buscamos: identificar as dificuldades enfrentadas pelas professoras da Educação Infantil na realização de aulas lúdicas; demonstrar como a presença e a ausência da ludicidade podem afetar o desenvolvimento dos alunos e avaliar as condições materiais de trabalho e físicas das salas de aula para promoção da ludicidade. A experiência se deu em uma creche localizada no município de Cuitegi-PB, a partir da observação de nove aulas de duas turmas do Pré escolar II. Para isto, adotamos o método de sistematização da experiência, pautado nos princípios de Holliday (2006) e Chavez-Tafur (2007), enquanto pesquisa participante de cunho qualitativo. Entendemos que esse método permite compreender os processos, as mudanças ocorridas e os sentidos atribuídos pelos participantes, revelando como eles aconteceram de determinada maneira e não de outra, o porquê e como elas se produziram. No referencial teórico trazemos alguns documentos norteadores da Educação Infantil e bebemos na fonte de autores como: Pinto e Tavares (2010), Moyles (2002), Rau (2013), Teixeira e Volpini (2014), entre outros que tratam sobre EI, ludicidade, ensino e aprendizagem e desenvolvimento infantil. Os resultados do estudo apresentam os principais desafios enfrentados nas práticas educativas diárias em sala de aula na EI em relação ao direito a brincar vigente em declarações normativas e documentos legais, que nem sempre é garantido de fato. Constatamos por meio da análise da experiência vivenciada e apresentamos neste trabalho, duas realidades de ensino diferentes, a saber: na primeira em que preponderam os aspectos mais tradicionais do ensino e na segunda com evidência de um caráter mais lúdico, envolvendo atividades além da reprodução da escrita. Diante disso, compreendemos e concluímos que a ludicidade contribui para a formação de um sujeito autônomo, reflexivo e possibilita estabelecer relações significativas com o meio, sendo importante a formação inicial e continuada de docente, visando atender as necessidades do universo infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A ludicidade na Educação Infantil e os desafios enfrentados por professoras: sistematização de experiência vivida no PIBID - UEPB - 2018 - 2019 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta