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Este trabalho versa sobre os desafios que as professoras da Educação Infantil (EI) enfrentaram na inserção de práticas lúdicas em sala de aula, a partir de uma experiência pessoal através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos anos de 2018 e 2019. Neste sentido, revisitamos a história da Educação Infantil e as suas transformações até os dias atuais, considerando suas diferentes formas assumidas ao longo do tempo e nos atendo aos avanços na área, e como eles se refletem no trabalho docente em sala de aula. Nos propomos a analisar criticamente a relação entre ludicidade e pratica docente em sala de aula. Deste modo, buscamos: identificar as dificuldades enfrentadas pelas professoras da Educação Infantil na realização de aulas lúdicas; demonstrar como a presença e a ausência da ludicidade podem afetar o desenvolvimento dos alunos e avaliar as condições materiais de trabalho e físicas das salas de aula para promoção da ludicidade. A experiência se deu em uma creche localizada no município de Cuitegi-PB, a partir da observação de nove aulas de duas turmas do Pré escolar II. Para isto, adotamos o método de sistematização da experiência, pautado nos princípios de Holliday (2006) e Chavez-Tafur (2007), enquanto pesquisa participante de cunho qualitativo. Entendemos que esse método permite compreender os processos, as mudanças ocorridas e os sentidos atribuídos pelos participantes, revelando como eles aconteceram de determinada maneira e não de outra, o porquê e como elas se produziram. No referencial teórico trazemos alguns documentos norteadores da Educação Infantil e bebemos na fonte de autores como: Pinto e Tavares (2010), Moyles (2002), Rau (2013), Teixeira e Volpini (2014), entre outros que tratam sobre EI, ludicidade, ensino e aprendizagem e desenvolvimento infantil. Os resultados do estudo apresentam os principais desafios enfrentados nas práticas educativas diárias em sala de aula na EI em relação ao direito a brincar vigente em declarações normativas e documentos legais, que nem sempre é garantido de fato. Constatamos por meio da análise da experiência vivenciada e apresentamos neste trabalho, duas realidades de ensino diferentes, a saber: na primeira em que preponderam os aspectos mais tradicionais do ensino e na segunda com evidência de um caráter mais lúdico, envolvendo atividades além da reprodução da escrita. Diante disso, compreendemos e concluímos que a ludicidade contribui para a formação de um sujeito autônomo, reflexivo e possibilita estabelecer relações significativas com o meio, sendo importante a formação inicial e continuada de docente, visando atender as necessidades do universo infantil. |
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