Resumo:
Nos últimos anos, a discussão da educação como um direito subjetivo tem-se
evidenciado em todo o mundo. De modo que, torna-se indispensável colocar a
política educacional como elemento primordial de uma sociedade democrática e
justa. Sendo assim a educação no campo, traz inerente a si, toda a sua
importância, sendo levada diretamente a comunidades que outrora jamais se
pensava ter tamanha inclusão. Partindo dessa premissa, o estudo tem como
objetivo mostrar os resultados de uma pesquisa bibliográfica que revela a
realidade da educação no campo. Dessa forma, buscam-se evidenciar a
realidade das escolas do campo, e oferecer informações sobre algumas
particularidades acerca do processo ensino-aprendizagem, funcionamento e
condições socioeconômicas de seus alunos. O artigo em questão estuda a
educação do campo no Brasil enquanto uma realidade concreta na
contemporaneidade, pautando a discussão a partir das principais leis que
envolveram a educação desde o período de 1990. O enfoque se dá em
compreender como tais leis têm contribuído ou não para o desenvolvimento de
uma educação voltada às pessoas que residem e dependem do campo para
sobreviver, tendo a finalidade de entender a trajetória da educação no campo,
baseando-se a partir de leis, decretos e outros textos oficiais que subsidiassem
o entendimento e posicionamento do estado em relação às práticas educativas,
para os que trabalham e residem no meio rural brasileiro. Concluindo com uma
análise crítica entre o real e o ideal para este setor educacional.
Descrição:
SARMENTO, Maria do Socorro Pamplona Sarmento. O trabalho docente na educação do campo: o ideal e o real. 2015. Monografia (Especialização em fundamentos da educação práticas pedagógicas interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.