Resumo:
Em circunstância da pandemia do Covid-19, o âmbito escolar foi afetado e impactado com a suspensão das aulas presenciais, havendo novas adaptações e soluções para o ensino de língua portuguesa a distância. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo compreender as propostas de ensino remoto nas aulas de língua portuguesa. Para a realização deste estudo, foram utilizados como referencial teórico os estudos de Antunes (2003), Travaglia (2006), Koch (2006), Kleiman (2005), Soares (1998) entre outros, por abordarem os conceitos adequados do ensino da língua portuguesa. Norteamos-nos, ainda, nas percepções recentes de Silva (2020), Moreira (2020), Borba (2020) entre outros, que apresentam discussões do ensino atual. Metodologicamente, o estudo está amparado em uma pesquisa documental e bibliográfica, de cunho qualitativo. Assim, para o corpus consta de uma entrevista a professores do ensino básico, com 05 questionários que foram realizados através de formulários on-line, enviados aos participantes da pesquisa por meio do WhatsApp. Como resultado, destaca-se que o departamento educacional foi um dos setores mais atingidos pela pandemia Covid-19, causando adaptações e dificuldades entre o ensino educacional de aprendizagem da língua portuguesa.
Descrição:
BELO, L. A. da S. Cenário remoto de ensino: reflexões sobre a aula de língua portuguesa em tempos de pandemia. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.