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A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil durante o ensino remoto

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dc.contributor.author Silva, Jociele Paulino
dc.date.accessioned 2021-09-10T15:15:56Z
dc.date.available 2021-09-10T15:15:56Z
dc.date.issued 2021-09-02
dc.identifier.other CDD 374.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24400
dc.description SILVA, J. P. A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil durante o ensino remoto. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata da importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil durante o ensino remoto. A escolha do tema surgiu do interesse em compreender como as escolas, os professores, os alunos e os familiares estão lidando com os desafios encontrados na Educação Infantil durante as aulas remotas. Desta forma, esta pesquisa objetivou analisar o trabalho realizado pelos professores da educação infantil com auxílio dos pais e responsáveis pelas crianças para desenvolver atividades lúdicas que garantam o direito ao brincar infantil nesta modalidade de ensino, aspecto este tão importante para a aprendizagem das crianças. A metodologia adotada para atingir este objetivo define essa pesquisa como de campo, exploratória e descritiva, de cunho qualitativo realizada através da observação não-direta e da entrevista semiestruturada com a professora regente da turma observada. A coleta de informações foi feita por meio de um grupo de WhatsApp da turma do pré-II de uma escola pública da rede municipal da cidade de Araçagi-PB. O aporte teórico considerou os estudos de Piaget (1971), Ariès (1986), Vygotsky (1988-1991), Bogdan e Biklen (1994), Freire (1996), Moyles (2002-2006), Gonsalves (2007), Hermida (2007), Santos (2007), Wallon (2007), Brasileiro, Amaral e Velanga (2008), Oliveira (2010), Barbieri (2012), Friedmann (2012), Oliveira (2012), Salles e Faria (2012), Bates (2017), Deheinzelin, Monteiro e Castanho (2018), Behar (2020), Lima (2021) e Luckesi (2021); e em documentos legais como o ECA (1990), LDB (1996), RCNEI (1998), DCNEI (2010), DCNEB (2013) e a BNCC (2018). Os resultados finais desta pesquisa nos confirmam que o uso de atividades lúdicas na Educação Infantil mostrou-se ser elemento essencial para o processo de ensino-aprendizagem das crianças durante as aulas remotas. Concluímos então, que o lúdico quando adotado como prática pedagógica docente é um importante aliado para que as crianças tenham uma aprendizagem significativa e um desenvolvimento infantil sadio e prazeroso nesta modalidade de ensino remoto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.subject Atividade Lúdica pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil durante o ensino remoto pt_BR
dc.type Other pt_BR


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