Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de analisar o processo do desenho infantil, observando as interações e as falas das crianças durante a produção gráfica. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva e com enfoque qualitativo. Como fundamentação teórica foram considerados os estudos de vários/as pesquisadores/as com destaque para: Vygotsky (1989), Silva (1998) e Piaget (2006). O universo da pesquisa foi composto por três crianças, sendo realizadas quatro atividades com diferentes procedimentos metodológicos e em intervalos de tempo pré-determinados. Durante as atividades de coleta de informações foram tomados os cuidados recomendados nos protocolos médicos de proteção contra a Covid-19. As observações realizadas mostram que as crianças utilizam com frequência a linguagem verbal antes, durante e depois da realização de seus grafismos, além de serem influenciadas pelas demais crianças em relação a seus desenhos e fala, mostrando variações de comportamentos, bem como no modo como as atividades são organizadas e os materiais empregados. Aspectos relacionados à maturação das crianças também se fizeram presentes durante o estudo. Por fim, as observações mostram que o desenho das crianças vai muito além dos elementos gráficos visíveis e que a fala destas é essencial para que tenhamos uma melhor compreensão de suas produções. As crianças por sua vez se mostraram ativas, espertas e curiosas, não sendo vazias de conhecimento e tendo muito a ensinar.
Descrição:
SILVA, D. S. da. O desenho infantil: falas e interações de crianças no processo de produção gráfica. 2021. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.