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O ensino de Arte no Brasil vem passando por momentos turbulentos antes mesmo da sua
implementação enquanto disciplina obrigatória no currículo escolar. Atualmente, a BNCC
(Base Nacional Comum Curricular) traz como proposta que o 1° ano e 2° ano do ensino
fundamental devem ter como foco a alfabetização e o letramento, cabendo a arte o serviço de
apoio à aquisição da leitura e escrita. Diante disso, o objetivo geral deste artigo é refletir sobre
a prática dos professores alfabetizadores no tocante ao ensino da Arte. Para tal, os objetivos
específicos foram discutir a desvalorização e inferiorização da Arte no trabalho pedagógico,
verificar os métodos e as estratégias que os professores/as utilizam para alfabetizar e ensinar
arte e discutir a formação inicial e continuada dos professores/as que atuam em sala de aula. A
pesquisa foi qualitativa em educação com abordagem ao ensino da arte no âmbito da
alfabetização e letramento. Tendo em vista o contexto pandêmico, a coleta de informações
ocorreu por meio de um formulário no Google forms, contendo 12 (doze) questões, que
recebeu resposta de 08 (oito) professores/as, sendo consideradas 07 (sete) destas contribuições
ao estudo. Os/as professores/as, sujeitos da pesquisa, atuavam em 05 (cinco) escolas públicas
do município de Tacima-PB. Para o embasamento teórico apresentamos as contribuições de
Barbosa (1989), Freire (1989), Ferreiro (1999), Soares (2004), Silva & Santos (2017), e
documentos oficiais para a educação nacional: PCN de Arte (1998), LDB nº 9394/1996
(1996), RCNEI (1998), Base Nacional Comum Curricular (2018). Conclui-se que a
secundarização e a desvalorização do ensino de Arte persiste no âmbito escolar e a proposta
trazida pela BNCC é mais uma forma de fortalecer essa direção assumida ao longo do tempo
em nosso país. Nesse contexto, a falta de investimentos em cursos de graduação e de
formação continuada no que diz respeito à arte, e a ausência de interesse político sobre o
desenvolvimento desse campo de conhecimento humano influencia e por vezes determina um
ensino limitado e limitador. |
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