Resumo:
Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são um conjunto de
práticas compostas por conceitos essenciais para sua definição e execução. A inserção
das PICs no sistema de saúde, preconizada pela OMS, vem ocorrendo no decorrer dos
anos e foi regularizada com fins de padronização por meio da Política Nacional de
Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Entretanto, as grades curriculares dos
cursos de saúde, com ênfase no curso de Fisioterapia, ainda não possuem disciplinas
que abordem de forma efetiva estas práticas, de modo que muitos discentes concluem a
graduação tendo contato mínimo com as PICs. Objetivos: O presente trabalho pretende
expor as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão intitulado Grupo de Estudos
em Práticas Integrativas e Complementares (GEPIC), descrevendo a forma com que
foram executadas, o engajamento do corpo discente participante nas mesmas e relatar os
enfrentamentos e êxitos em sua realização. Método: Este trabalho trata-se de um estudo
descritivo do tipo relato de experiência decorrente da vivência sob a ótica de uma
acadêmica enquanto bolsista do projeto. O presente estudo decorre das experiências
vivenciadas pelo projeto nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba, com
ênfase no departamento de Fisioterapia, onde foi executado no período compreendido
entre 2016 e 2018. Resultados: Foram realizadas atividades de ordem educativa por
meio de palestras, workshops, formações e apresentações do projeto em eventos
científicos. A procura pelos eventos foi forte o suficiente para atingir os objetivos de
cada atividade realizada. Houve uma excelente receptividade por parte do corpo
discente, bem como um bom acolhimento por parte do departamento de Fisioterapia no
que se refere à disponibilidade de espaços para a realização dos eventos. A proposta do
GEPIC, enquanto pioneiro nessa área, foi atingida com êxito foi possível observar o
quão interessado o corpo discente se encontra no que se refere à procura por
conhecimentos acerca das PICs. Conclusão: Este estudo conclui que o projeto de
extensão GEPIC trata-se de uma ferramenta eficaz de disseminação de conhecimentos
acerca das PICs. A experiência vivida em cada uma das atividades possibilitou o
enriquecimento acadêmico sobre tais práticas bem como proporcionou que a percepção
do cuidado e como cuidar em fisioterapia fosse ampliada. O projeto alcançou os
objetivos propostos e foi exitoso em seu desenvolvimento.
Descrição:
DANTAS, C. K. Práticas integrativas e complementares: Um projeto de extensão. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.