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Ser professor é um dos maiores desafios das últimas décadas. Seu papel vai muito além de
ensinar, não se detendo apenas a transmitir informações. Sua carga horária geralmente é
excedida, somado a isso, o ambiente de trabalho, fatores psicossociais, sobrecarga de trabalho,
clima organizacional, esforço físico e mental como também as demandas físicas são fatores
considerados causadores de problemas de saúde nos docentes. Faz-se necessário preocupar-se
com a saúde e qualidade de vida destes profissionais no que se refere aos aspectos
ergonômicos. O objetivo desse trabalho é investigar os riscos ergonômicos no ambiente de
trabalho de professores de uma escola municipal de ensino fundamental. O estudo teve caráter
observacional, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Foram entrevistados 6
professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina
Grande/PB. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário de entrevista que contém
questões relacionadas à caracterização do indivíduo, ambiente físico do trabalho (temperatura,
ruído e iluminação), organização do trabalho, características da organização do trabalho,
exigências físicas para o desenvolvimento desse trabalho, como também aspectos
relacionados à saúde e dor desses trabalhadores. Os dados foram analisados através da
estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
CESED/UNIFACISA. Nos resultados observou-se que todos os docentes eram do sexo
feminino com média de idade entre 39 e 55 anos. Quanto aos riscos ergonômicos, verificou-se
iluminação local adequada, temperatura inapropriada, presença de fatores externos que
tornam o trabalho mais pesado, além de longas jornadas de trabalho. Foi registrado
desempenho vocal intenso das professoras entrevistadas, como também esforços realizados
devido a demandas físicas. Conclui-se que estas professoras estão expostas a fatores
desencadeantes da DORT (Distúrbio Osteomuscular relacionado ao Trabalho),o que pode
interferir, diretamente, na qualidade do trabalho docente e na qualidade de vida. |
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