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Riscos ergonômicos de professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB

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dc.contributor.author Carvalho, Thayse Vilar de
dc.date.accessioned 2021-09-30T14:54:44Z
dc.date.available 2021-09-30T14:54:44Z
dc.date.issued 2019-06-11
dc.identifier.other CDD 613.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24503
dc.description CARVALHO, T. V. de. Riscos ergonômicos de professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Ser professor é um dos maiores desafios das últimas décadas. Seu papel vai muito além de ensinar, não se detendo apenas a transmitir informações. Sua carga horária geralmente é excedida, somado a isso, o ambiente de trabalho, fatores psicossociais, sobrecarga de trabalho, clima organizacional, esforço físico e mental como também as demandas físicas são fatores considerados causadores de problemas de saúde nos docentes. Faz-se necessário preocupar-se com a saúde e qualidade de vida destes profissionais no que se refere aos aspectos ergonômicos. O objetivo desse trabalho é investigar os riscos ergonômicos no ambiente de trabalho de professores de uma escola municipal de ensino fundamental. O estudo teve caráter observacional, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Foram entrevistados 6 professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário de entrevista que contém questões relacionadas à caracterização do indivíduo, ambiente físico do trabalho (temperatura, ruído e iluminação), organização do trabalho, características da organização do trabalho, exigências físicas para o desenvolvimento desse trabalho, como também aspectos relacionados à saúde e dor desses trabalhadores. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da CESED/UNIFACISA. Nos resultados observou-se que todos os docentes eram do sexo feminino com média de idade entre 39 e 55 anos. Quanto aos riscos ergonômicos, verificou-se iluminação local adequada, temperatura inapropriada, presença de fatores externos que tornam o trabalho mais pesado, além de longas jornadas de trabalho. Foi registrado desempenho vocal intenso das professoras entrevistadas, como também esforços realizados devido a demandas físicas. Conclui-se que estas professoras estão expostas a fatores desencadeantes da DORT (Distúrbio Osteomuscular relacionado ao Trabalho),o que pode interferir, diretamente, na qualidade do trabalho docente e na qualidade de vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alecsandra Ferreira Tomaz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ergonomia pt_BR
dc.subject Condições de trabalho pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.title Riscos ergonômicos de professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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