dc.description.abstract |
O cuidado da higiene bucal em crianças geralmente fica comprometido quando não há
incentivo dos pais, pela falta de assistência no serviço, pela própria inquietação da
criança, capaz de impedir os procedimentos necessários e, principalmente, pela falta de
informação sobre os cuidados necessários. Informações básicas sobre a importância da
saúde bucal podem ser apresentadas às pessoas por meio de textos, cartazes,
encenações, música, mídias, entre outros. A música, em especial, se destaca por causar
emoções e motivações nas pessoas, cujos sentimentos podem ser observados pelas
alterações nos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, pressão arterial e velocidade do
metabolismo. A música pode ainda melhorar a memória, direcionar pensamentos em
determinados assuntos e acalmar as pessoas. O objetivo deste trabalho foi realizar um
estudo piloto, de intervenção, para analisar a música como um recurso pedagógico no
alfabetismo em saúde bucal em crianças, assim como, a mudança de hábito nos
cuidados de higiene oral. A amostra foi constituída por 7 crianças, entre 7 e 8 anos de
idade, assistidas em uma escola de um município do Nordeste do Brasil. A música deste
trabalho foi produzida abordando dez palavras do instrumento Rapid Estimate of Adult
Literacy in Dentistry (BREALD-30), utilizado para avaliação do Alfabetismo em Saúde
Bucal. Inicialmente, foi realizado o exame clínico intraoral para análise do biofilme
dentário. Em seguida, foi aplicadas as 10 palavras do instrumento BREALD-30,
selecionadas para a música. Logo depois, foi apresentada a música às crianças. Após 15
dias, as 10 palavras do instrumento BREALD-30 foram novamente aplicada, assim
como, reavaliada a presença do biofilme dentário. As crianças apresentaram uma boa
higiene oral nos dois momentos da análise, com presença de biofilme ausente ou
biofilme fino, havendo diferença significativa na primeira avaliação e última. Em
relação à leitura das palavras do instrumento BREALD-30, observou-se uma melhora
estatisticamente significativa (p=0,001), após a intervenção com a música. A música
pode constituir um adequado instrumento para o alfabetismo em saúde bucal e para os
cuidados de higiene oral de crianças na fase escolar. |
pt_BR |