Resumo:
O envolvimento de crianças e adolescentes de forma precoce com o mundo das drogas é
alarmante e desencadeador de diversos problemas sociais, destruindo famílias,
relacionamentos saudáveis, sonhos e perspectivas de futuro, por esse motivo e de acordo com
as estatísticas o número de morte segundo Salgado (2018) por acertos de contas, assassinatos,
jovens sem expectativas, suicídios, roubos, depressão, falta de valorização humana tem
aumentado a cada dia. Não distante desse fato está a sociedade que prefere ignorar o
desmoronamento e a decadência de valores presentes nos diversos setores sociais, tratando os
casos de vícios e violência como algo isolado e superficial. Dessa forma, se faz necessário a
existência e aplicabilidade no meio dos graduandos e professores universitários promovendo
humanização e proporcionar o envolvimento em projetos de extensão como o “Adolescendo
sem álcool, crack ou outras drogas – Uma proposta transdisciplinar de abordagem”. Uma
forma de sensibilizar a sociedade que está além dos muros da escola quanto as possibilidades
de contribuição de cada um para transformar a vida de várias crianças e adolescente através de
atividades de conscientização. Ações que os façam refletir quanto aos malefícios e danos à
saúde que são vivenciados pelos usuários de drogas, como também, as oportunidades
destruídas por um vício que só encaminha seus usuários a destruição. Além de criarem
estratégias para vivenciar uma vida com mais qualidade, visto que a prioridade é a promoção
da saúde, além de fortalecer a auto estima para que se sintam abraçados por outras opções
como forma de ocupar o tempo ocioso, acrescentando a sensação de utilidade humana. Neste
sentido, este trabalho trata do relato de experiência referente aos anos de 2013 a 2018, sob
coordenação de uma docente do Departamento de Odontologia, Campus I - UEPB,
participantes/beneficiados das ações extensionistas, foram os estudantes adolescentes com
faixa etária entre 15 (quinze) e 19 (dezenove) anos, matriculados em algumas Escolas
Estaduais de Ensino Fundamental e Médio que ficam localizadas no município de Campina
Grande. O projeto conta com a colaboração de professores da Universidade Estadual da
Paraíba, além de alguns graduandos voluntários, extensionistas dos cursos de Odontologia,
Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Serviço Social e Educação Física, como forma de
fortalecer o conhecimento acerca do mesmo dentro do processo de formação dos graduandos
numa perspectiva interprofissional e favorecer aos adolescentes participantes do projeto a
oportunidade de construir conceitos próprios dentro de seus conflitos quanto ao uso de drogas,
sejam elas lícitas ou ilícitas, seus efeitos, consequências e prejuízos à saúde humana.
Descrição:
ALVES, A. B. de L. Historicidade e percurso extensionista: Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas – Uma proposta transdisciplinar de abordagem. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.