Resumo:
A percepção do paciente infantil e de seus pais/responsáveis quanto ao atendimento
odontológico impacta diretamente na sua adesão ao tratamento, no entanto, a avaliação dos
pais/responsáveis pode não representar o que é relevante para criança. Quando os
pais/responsáveis qualificam o atendimento como satisfatório auxiliam na melhora do serviço
ofertado, bem como na adesão ao tratamento, por exercerem um domínio sobre as crianças.
Esta avalição representa uma das ferramentas que auxiliam o profissional a corrigir condutas
no atendimento odontológico e fortalecer o que é relevante e satisfatório. O objetivo deste
estudo foi avaliar a qualidade dos serviços odontológicos da Clínica Infantil de Odontologia
da Universidade Estadual da Paraíba, na visão dos pacientes infantis e de seus
pais/responsáveis. Trata-se de um estudo transversal com análise descritiva, realizado com
crianças de 6 a 10 anos de idade, em atendimento na Clínica Infantil da Universidade Estadual
da Paraíba, Campus I, Campina Grande, incluindo seus pais/responsáveis. Após a consulta
odontológica a criança através da ferramenta desenho-estória com tema avaliou o atendimento
recebido. Ao finalizar o desenho, a criança fez a descrição verbal, que, foi gravada e
posteriormente transcrita. Para interpretação dos desenhos, utilizou-se a técnica de análise
temática proposta por Bardin (2002). Os pais/responsáveis responderam a um Questionário de
Avaliação de Serviços de Saúde Bucal (QASSaB) adaptado para esse público. Na análise dos
desenhos-estória, a totalidade das crianças destacaram características do ambiente
odontológico, como o equipo, a presença do paciente e do cirurgião-dentista. Prevaleceu o
tratamento curativo, cujo atendimento foi considerado pelas crianças como humanizado,
revelando comportamento positivo na consulta odontológica. Para os pais/responsáveis o
atendimento prestado foi satisfatório e houve informações e esclarecimentos recebidos. O
ambiente físico foi considerado organizado, limpo e não barulhento. Houve resolutividade da
queixa principal, com possibilidade para indicar para outras pessoas. As crianças enxergaram
uma situação agradável no que se refere as consultas odontológicas e os pais/responsáveis
qualificaram o serviço como excelente/bom. Houve unificação de pensamentos tanto daqueles
que receberam o tratamento quanto dos seus pais/responsáveis.
Descrição:
CÂMARA, K. P. O atendimento odontológico na Clínica Infantil na visão do paciente e de seus pais/responsáveis. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.