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Este trabalho discute a educação inclusiva, trazendo a importância da formação docente para
realidade enfrentada na rede básica de ensino, uma vez que discentes com necessidades
educacionais especiais devem frequentar o ensino regular. Objetiva-se investigar orientações e
estratégias propostas na literatura para auxiliar o aprendizado de estudantes com Transtorno
do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), Transtorno específico de aprendizagem
(Dislexia) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem ser utilizadas dentro do ensino
de ciências. Esse trabalho trata-se de uma revisão narrativa da literatura, utilizou como base
de dados o Google, limitou-se a pesquisa aos últimos 20 anos, incluindo artigos, livros,
monografias, dissertações e teses. Foram selecionados cerca de um total de 18 trabalhos, os
quais analisamos as referências bibliográficas para encontrar outros artigos de interesse. Os
resultados encontrados mostram que a metodologia adequada deverá ser pensada levando em
consideração o discente e as condições que está inserido. Além disso, as orientações e as
estratégias propostas encontradas ressaltam a possibilidade de diminuir as dificuldades dos
educandos com necessidades educacionais especiais e auxiliar na construção de um processo
efetivo de ensino e aprendizagem. Logo, a formação dos docentes e da equipe pedagógica de
uma instituição de ensino acerca da educação inclusiva, é de grande importância para prática
efetiva. Por esta razão, um profissional capaz de reconhecer estudantes com transtornos do
neurodesenvolvimento e atuar com estratégias eficientes, pode facilitar diagnósticos, atuar no
combate à discriminação e estereótipos, possibilitando assim o aumento da qualidade no
ensino de ciências, para os estudantes com necessidades educacionais especiais. |
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