Resumo:
O nascimento de uma criança com deficiência implica desafios às famílias como
aceitação do diagnóstico e cuidados cotidianos. Em busca dos tratamentos
necessários a saúde da criança, geralmente as mães acompanham seus filhos
nos serviços de saúde, entrando em contato direto com os profissionais dessas
instituições. Pesquisas realizadas no contexto da pessoa com deficiência têm
demonstrado a dificuldade das famílias no acesso aos serviços de saúde. Além
disso, o acolhimento necessário à família nem sempre é realizado. Diante dessa
problemática, buscou-se identificar como mães de crianças com deficiências
avaliam a assistência pública de saúde. O estudo foi realizado com doze mães em
um Centro Especializado em Reabilitação na cidade de Campina Grande – PB.
Foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. Os
resultados foram submetidos à análise de conteúdo temática e permitiram
identificar as seguintes categorias: comunicação do diagnóstico, a assistência
recebida, lacunas e dificuldades do serviço, sentimentos em relação ao cotidiano e
aos serviços de saúde e violência e preconceito. A partir da realização do estudo,
foi possível perceber que em algumas situações as mães se sentem acolhidas nos
serviços de saúde, entretanto, a falta de acolhimento em algumas situações foi
evidenciada pelas mães. A assistência em saúde também se mostra de forma
insuficiente, pois as mães não encontram todos os serviços necessários aos
cuidados da criança no serviço em questão e até mesmo em outros serviços que
compõem a Rede de Atenção no SUS. O preconceito também está presente no
cotidiano dos serviços das mães. Destaca-se assim, a necessidade urgente de
ampliação do acesso aos serviços de saúde, da humanização na assistência e
garantia dos direitos à saúde da pessoa com deficiência e sua família,
fortalecendo também às ações de apoio social a este público.
Descrição:
JUCÁ, M. I. L. de A. Assistência em saúde pública na visão das mães de crianças com deficiência. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.