Resumo:
O mundo caminha cada vez mais em direção a inovações tecnológicas, sendo que a
Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, tem se modificado e avançado na
educação superior. Assim, este estudo teve como objetivo descrever o uso das Tecnologias
da Informação e Comunicação (TICs) no processo de desenvolvimento acadêmico dos
estudantes de bacharelado em fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Essa pesquisa se tratou de um estudo de caso, no qual participaram 75 universitários
matriculados em diversos períodos do curso de fisioterapia da UEPB, e se caracterizou
como sendo do tipo por acessibilidade de modo não probabilístico. Os participantes, após
concordarem com o TCLE, passaram a responder ao formulário digital contendo perguntas
de múltipla escolha abordando os seguintes aspectos: caracterização da amostra; uso dos
recursos tecnológicos em sala de aula; Uso dos recursos tecnológicos para atividades de
estudo; armazenamento, organização e acesso aos materiais de estudo; compartilhamento
de arquivos; atividades de estudo em casa. Os dados passaram por análises qualitativa e
quantitativa e foram expressos por meio de estatística descritiva. Os resultados
demonstraram que os universitários afirmaram ser muito importante o uso das TICs no
processo de formação acadêmica e que a maioria tem acesso à internet por muitas horas
por dia no ambiente doméstico. Os mesmos afirmaram, estarem de acordo com o uso de
recursos tecnológicos em sala de aula e que notebooks e smartphones são mais adequados
para esses ambientes. Contudo, a utilização de recursos tecnológicos para se comunicar
com pessoas fora da sala de aula foi alta. Portanto, conclui-se que: As tecnologias de
Informação e Comunicação, são muito usadas como ferramentas de auxílio nas atividades
acadêmicas pelos estudantes tanto em sala de aula. Neste sentido, são necessários mais
estudos sobre a aplicação e eficácia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
no meio acadêmico, bem como a relação dos docentes com essas tecnologias e no processo
de ensino-aprendizagem.
Descrição:
MIRANDA, L. C. de. Uso das multimídias no processo de formação acadêmica dos estudantes de Fisioterapia da UEPB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.