Resumo:
Dentre as diversas questões que compreendem o envelhecimento, destacam-se as repercussões
sobre a cognição. O desempenho cognitivo é influenciado por diferenças individuais dentre as
quais salienta-se os aspectos sociodemográficos. O Brasil é um país que conta com amplos
recursos legais para garantir os direitos da população idosa, entretanto grande parte desse
grupo ainda se encontra excluído e, de forma particular, os idosos rurais, que estão
submetidos à múltiplas vulnerabilidades. O presente estudo objetivou investigar o
desempenho cognitivo no Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e sua relação com
variáveis sociodemográficas, numa amostra de idosos rurais da macrorregião de Campina
Grande, Paraíba. Trata-se de um estudo quantitativo exploratório, descritivo e transversal.
Participaram 91 idosos de ambos os sexos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o
MEEM. Foram feitas análises descritivas dos dados, testes de correlação e Mann-Whitney
(p<0,05). A média de idade foi de 70,74 anos. Predominaram idosos do sexo feminino
(62,6%), casados (58,2%), que não trabalham atualmente (58,2%), aposentados (81,3%), que
cursaram as séries iniciais do ensino fundamental (50,6%), moram com seu cônjuge (62,6%) e
com filhos ou enteados (53,8%). A avaliação do MEEM revelou uma média de 21,49 pontos,
com destaque para as funções orientação (M=8,79) e linguagem (M=5,96) e com menor
média para praxia construtiva (M=0,32). A análise do rastreio cognitivo apontou 39,6% de
idosos com indicativo de declínio cognitivo. A variável sexo não apresentou diferenças
significativas no desempenho cognitivo, exceto para a função atenção e cálculo, com médias
maiores entre os homens. A capacidade de ler e escrever resultou em diferenças significativas
para o desempenho no MEEM, se mostrando como fator de proteção da cognição. As
análises de correlação revelaram relação negativa entre a idade e escore total no MEEM (r= -
0,28), assim como para alguns subdomínios avaliados pelo MEEM. Foram observadas
correlações significativas positivas entre a variável anos de escolaridade e as funções do
MEEM, com destaque para linguagem (r= 0,54). A variável renda familiar também
apresentou correlações significativas positivas para o escore total do MEEM (r= 0,30) e para
alguns dos domínios avaliados. Os achados confirmaram a relação entre variáveis
sociodemográficas e desempenho no MEEM. Observaram-se relações significativas indicando
que os idosos mais velhos, menos escolarizados e com menor renda apresentaram
desempenho cognitivo inferior. Faz-se necessária a realização de práticas educativas que
promovam a manutenção e a estimulação da cognição em idosos. Os instrumentos que
avaliam a cognição devem considerar o contexto sociocultural do indivíduo e sua
escolaridade.
Descrição:
CARVALHO, I. W. da S. Avaliação do status cognitivo de idosos rurais. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.