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Como as relações de trabalham afetam a saúde do trabalhador do telemarketing

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dc.contributor.author Lourenço, Jaquelane Lorrani Maia
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:47:13Z
dc.date.available 2021-09-30T15:47:13Z
dc.date.issued 2019-12-03
dc.identifier.other CDD 158.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24674
dc.description LOURENÇO, J. L. M. Como as relações de trabalham afetam a saúde do trabalhador do telemarketing. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho não é responsável apenas pelo sustento do homem, como também por sua transformação enquanto sujeito e ator sob/na atividade laboral. O desenvolvimento da sociedade é perpassado por esta relação, pois o trabalho permite acesso do homem a sociedade, que se constitui e é transformada pelo trabalho. É no sentido da transformação que o trabalho exerce sobre o homem que vem se observando um relativo aumento dos índices de doenças ocupacionais e transtornos mentais. Na região Nordeste do Brasil, tem se observando um relativo aumento no setor de Telemarketing nos últimos 10 anos, com a Cidade de Campina Grande na Paraíba sediando duas grandes empresas do setor. Partindo disso, o presente estudo teve como objetivo compreender como as relações de trabalho interferem no processo saúde-doença dos trabalhadores do Telemarketing no Município de Campina Grande. A pesquisa foi de caráter transversal, qualitativa, na qual participaram oito trabalhadores que exercem atividades em empresas de telemarketing de Campina Grande, escolhidos através da abordagem não probabilística bola de neve, em que os participantes indicavam um ou mais colegas para colaborar com a pesquisa respondendo a dois questionários e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da análise temática, a partir da abordagem da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as relações de trabalho favorecem tanto o desgaste mental, refletindo em sofrimento psíquico, quanto a promoção de saúde, mediante as estratégias de defesa construídas coletivamente e a cooperação entre os trabalhadores. Através das categorias de “organização de trabalho”, “relação com os superiores”, “relação com os supervisores” e “relação com os clientes” obteve-se que a organização é caracterizada por metas, cobranças, pressão e responsabilidades excessivas, baseadas em uma gestão com práticas de assédio, refletindo nas relações de trabalho com superiores, supervisores e clientes. As estratégias desenvolvidas pelos operadores com pares, superiores e supervisores revelam que o vínculo propicia o desenvolvimento da cooperação, com a partilha de conhecimentos e a opção de não se falar sobre o trabalho fora dele, além da dinâmica do reconhecimento pelos clientes. Entretanto essas estratégias tem demonstrado serem insuficientes para manutenção da saúde mental, pois percebe-se a instalação de um processo de adoecimento, com dados apontando para o sofrimento psíquico dos trabalhadores. Concluindo, destaca-se a necessidade de incentivar as gestões mais humanitárias, que se preocupam não apenas com a produção, mas com a promoção de saúde possível através das relações de trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edil Ferreira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Telemarketing pt_BR
dc.subject Psicodinâmica do trabalho pt_BR
dc.subject Saúde do trabalhador pt_BR
dc.subject Relações de trabalho pt_BR
dc.title Como as relações de trabalham afetam a saúde do trabalhador do telemarketing pt_BR
dc.type Other pt_BR


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