Resumo:
O trânsito de pedestres e de veículos automotivos vem sendo motivo de preocupação ao longo
do século XIX com o aparecimento dos primeiros automóveis modernos e ascensão destes, a
partir do século XX. Neste contexto, a educação para o trânsito surge como um instrumento
educacional voltado a amenizar os problemas causados pela irresponsabilidade no trânsito,
dentre outros fatores. Por essa razão faz-se necessário agregar o Ensino da Educação para o
Trânsito ao currículo escolar, uma vez que, o conhecimento adquirido pelos estudantes
ultrapassou as fronteiras, chegando à comunidade de maneira gradativa e eficiente. Desta
forma, este trabalho tem o objetivo de analisar o nível de engajamento dos professores de
Ciências do 8º e 9º anos do ensino fundamental em relação à educação para o trânsito e propor
uma reflexão sobre a importância da educação direcionada à prevenção de acidentes viários,
incorporando de vez esse tema em sala de aula. O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva explicativa e os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionário com
questões objetivas. Os resultados, permitiram enxergar melhor a realidade da educação para o
trânsito e pode-se entender as dificuldades dos professores de ciências em trabalhar a
problemática como tema transversal na escola.
Descrição:
LIMA, J. do C. Educação para o trânsito: Contribuições do ensino de Ciências. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.