Resumo:
A dificuldade de comunicação da equipe de saúde com a comunidade surda é um problema
que pode refletir a lacuna na formação e/ou inexistência de atividades de educação
permanente nos serviços de saúde. O estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento da
Libras de graduandos dos cursos da área da saúde da Universidade Estadual da Paraíba –
UEPB, Campus I. Enquanto pesquisa quantitativa, a população do estudo foi composta por 79
graduandos da área da saúde, concluintes no semestre 2019.2. A coleta de dados ocorreu
mediante a aplicação de um questionário composto por 13 questões objetivas, com os
discentes regularmente matriculados no último período letivo da graduação. Os dados foram
analisados de forma descritiva, usando as frequências absoluta e relativa, apresentados na
forma de gráficos e tabelas. Os 79 (100%) graduandos souberam definir teoricamente o que é
a Libras, porém apenas três (3,8%) falam Libras e 22 (27,8%) falam um pouco. O
componente curricular Libras está presente em apenas três dos cinco cursos, sendo na
modalidade optativa em todos eles. Da amostragem 13 (16,6%) dos graduandos informaram
ter aprendido Libras durante a graduação, 64 (81%) acreditam que os profissionais dos
serviços devem ser capazes de comunicarem-se com os surdos em Libras. Quatro (5,1%)
graduandos sentem-se preparados para prestarem assistência de saúde à pessoa surda.
Evidenciou-se que, os graduandos da saúde não possuem conhecimento satisfatório da Libras,
para que a assistência prestada a pessoa surda seja eficaz.
Descrição:
MACÊDO, D. L. A. S. Libras: Conhecimento de graduandos em saúde. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.