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Introdução: o enfermeiro é um dos principais responsáveis pela saúde e bem estar
da criança que é acompanhada pela equipe de Estratégia Saúde da Família. Desta
forma, seria interessante se este profissional fosse capaz de identificar
comportamentos e características do Transtorno do Espectro do Autismo de forma
precoce durante a consulta de puericultura, a fim de proporcionar uma intervenção
prévia a essas crianças, participando do processo de melhoria da qualidade de vida
delas ao longo dos anos. Objetivo: identificar o conhecimento dos enfermeiros da
Estratégia de Saúde da Família acerca do Transtorno do Espectro do Autismo e
identificação de forma precoce na consulta de puericultura. Metodologia: trata-se de
uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com enfermeiros
atuantes das Equipes de Estratégia Saúde da Família do município de Puxinanã -
PB, por meio de uma entrevista semiestruturada. Com relação à análise e
interpretação dos dados, foi feita uma análise baseada na análise de conteúdo sob a
metodologia desenvolvida por Bardin, que consiste em um conjunto de técnicas para
análise das comunicações, construindo uma interpretação descritiva, qualitativa e
imersiva com relação aos materiais obtidos. Resultados e discussão: Área
temática central, subdividida em três categorias: conhecimentos das enfermeiras
acerca do autismo, percepção de comportamentos precoces relacionados ao
autismo e intervenções, e dificuldades relatadas pelas enfermeiras para detecção de
comportamentos precoces do autismo. As enfermeiras entrevistadas possuem
poucos conhecimentos acerca do autismo e teriam dificuldades em associar
comportamentos incomuns observados durante as consultas de puericultura ao
autismo, pois, apesar de já terem ouvido falar sobre o transtorno, demonstram
insegurança em suas palavras e dúvidas quanto às respostas emitidas. Conclusão:
é possível concluir que as enfermeiras atuantes da Equipe de Estratégia de Saúde
da Família possuem conhecimentos acerca do Transtorno do Espectro do Autismo,
porém, mais empírico do que científico, além de apresentarem algumas limitações
de entendimento com relação ao transtorno. |
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