Resumo:
A instituição familiar, apesar de historicamente enfrentar grandes modificações na
sua organização e composição, é, desde os primórdios, reconhecida como uma das
principais responsáveis pela educação de crianças e adolescentes. Nesse contexto,
surgem questionamentos sobre a forma como os pais devem se relacionar com seus
filhos, gerando interesse de vários estudiosos e pesquisadores sobre a qualidade
das relações parentais, considerando o papel dos genitores e dos filhos. Diante do
exposto, o presente estudo é um recorte de uma pesquisa do PIBIC, UEPB/CNPq
cota 2017-2018, cujo objetivo foi analisar as relações parentais sob o olhar de
adolescentes. A partir dos resultados do referido estudo, decidiu-se trabalhar mais
especificamente com o olhar de adolescentes de diferentes idades e contextos
sociais sobre os estilos e as práticas educativas de seus pais. Para tanto, realizou se uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, cujos participantes foram 15
adolescentes de uma escola pública e 15 de uma escola privada da cidade de
Campina Grande-PB, com idades variando entre de 13 a 15 anos incompletos
(sendo dez estudantes para cada faixa etária). Os instrumentos utilizados para
coleta de dados dizem respeito a um questionário sociodemográfico e uma
entrevista semiestruturada, devidamente gravada, com duração média de 10
minutos. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo
bardiniana e à análise lexical do programa Iramuteq, para validação e fidedignidade
dos resultados, enquanto que os do questionário foram analisados por meio do
SPSS Statistic, versão 22.0. Os resultados indicam que, de acordo com a percepção
dos adolescentes, o controle dos pais sobre os comportamentos indesejados dos
filhos é predominantemente caracterizado pela utilização de estratégias punitivas e
coercitivas, com privação de privilégios, evidenciando, assim, o estilo autoritário.
Contudo, de acordo com os participantes, as práticas indutivas, com a presença do
diálogo e da compreensão, são estratégias mais eficazes para o controle de
comportamentos indesejados. A partir dos resultados, denota-se a necessidade de
os pais dialogarem mais com seus filhos, demonstrarem mais afeto, utilizarem práticas indutivas e reconhecerem a capacidade crítica dos adolescentes, para
analisarem suas relações parentais.
Descrição:
SANTOS, A. S. dos. Análise das práticas educativas sob olhar de adolescentes. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.