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Nos últimos anos tem-se questionado sobre as diversas formas de
relacionamento entre pais e filhos, especificamente no que se refere aos temas
relativos aos limites e à autoridade. Alguns estudos analisam a influência da família
no processo de desenvolvimento do ser humano, partindo do pressuposto de que as
relações parentais variam de acordo com o contexto histórico, cultural e social,
provocando resultados diferentes nos comportamentos dos filhos. Especificamente
em relação aos adolescentes, verificam-se estudos que abordam a importância das
regras no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente, considerando
que este processo ocorre de forma mais positiva quando se estabelece relações
parentais fundamentadas no diálogo e no respeito mútuo. Diante do exposto, o
presente estudo é um recorte de uma pesquisa do PIBIC, UEPB/CNPq, cota 2018-
2019 com o objetivo de analisar o olhar de adolescentes em diferentes contextos
sociais sobre as relações parentais. A partir dos resultados desse estudo, decidiu-se
trabalhar mais especificamente o olhar de adolescentes de diferentes idades e
contextos sociais sobre as regras na relação parento-filial. Participaram deste estudo
42 adolescentes, sendo 21 de escola pública e 21 de escola privada, com idade
variando entre 16 a 18 anos incompletos (quatorze estudantes para cada faixa
etária), no nível médio e acadêmico, da cidade de Campina Grande-PB. Os dados
foram coletados por meio de questionários sociodemográficos e entrevistas
semiestruturadas, devidamente gravadas, com duração média de 10 minutos. As
entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo bardiniana enquanto que os do
questionário e cálculo do x² das categorias, foram analisados por meio do SPSS
Statistic, versão 22.0. Os resultados indicaram que os adolescentes afirmaram a
existência de regras no seu contexto familiar e que estas são importantes para a sua
educação. A respeito do processo de estabelecimento destas regras, os
adolescentes destacaram a importância do diálogo, da participação de todos e da
decisão dos pais. Os participantes caracterizaram o estilo parental dos pais como
sendo o autoritativo, que implica em um conjunto de práticas educativas que são
adotadas de maneira racional e orientada, com equilíbrio entre afeto e controle.
Evidencia-se a capacidade dos adolescentes analisarem, de forma crítica, a relação
parental, reiterando a importância do diálogo tanto no controle do comportamento
dos filhos, como no estabelecimento de regras da casa. |
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