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Educação, morte e escola: Uma revisão bibliográfica sistemática

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dc.contributor.author Bandeira, Paloma da Trindade
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:52:54Z
dc.date.available 2021-09-30T15:52:54Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.other CDD 155.937
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24755
dc.description BANDEIRA, P. da T. Educação, morte e escola: Uma revisão bibliográfica sistemática. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A compreensão sobre a morte se modifica no decorrer da idade do ser humano, pois depende do estágio de desenvolvimento humano que cada qual esteja passando e do período em que cada sujeito venha vivenciar alguma perda. No que se refere a criança e ao adolescente, a morte está incorporada de forma direta ou indireta no cotidiano, portanto, faz-se necessário que haja uma educação sobre a morte com crianças e adolescentes, pois quando estes se depararem com o fim da vida possam encarar de forma mais favorável, conseguindo assim elaborar um luto saudável. A escola contribui para a promoção da socialização entre as crianças e adolescentes, então que é pertinente que tal instituição de ensino proporcione o ambiente para que ocorra à educação sobre a morte. Este artigo possuiu como objetivo principal fazer um levantamento em trabalhos científicos para identificar o processo de educação sobre a morte na escola. Além de compreender a educação sobre a morte no âmbito escolar, pretendeu-se averiguar as concepções nos textos científicos sobre a morte no âmbito escolar e analisar criticamente as discussões sobre a relevância da educação sobre a morte em trabalhos científicos. O presente artigo fundamentou-se em uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa e caráter exploratório. Foram realizadas consultas em bases de dados, nas quais obtiveram como amostra deste estudo cinco textos acadêmicos. Os mesmos foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin, a qual resultou em um levantamento de identificação do processo de educação sobre a morte na escola nos trabalhos científicos, possuindo como classe temática a educação sobre a morte na escola e como categorias a participação nos rituais fúnebres, a qualificação dos professores, os recursos facilitadores e o questionamento da morte na escola. Baseado nos resultados encontrados, e em concordância com os objetivos apresentados, notou-se que a educação sobre a morte no ambiente escolar ainda é um desafio a ser enfrentado pelos profissionais da área da educação. Porém, a mesma é caracterizada como sendo benéfica para todo o ambiente escolar, pois colabora no desenvolvimento humano do alunado, além de tornar a escola um ambiente seguro para o compartilhamento de questões pessoais e existenciais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Laércia Maria Bertulino de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Morte pt_BR
dc.subject Âmbito escolar pt_BR
dc.title Educação, morte e escola: Uma revisão bibliográfica sistemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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