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A compreensão sobre a morte se modifica no decorrer da idade do ser humano, pois depende
do estágio de desenvolvimento humano que cada qual esteja passando e do período em que
cada sujeito venha vivenciar alguma perda. No que se refere a criança e ao adolescente, a
morte está incorporada de forma direta ou indireta no cotidiano, portanto, faz-se necessário
que haja uma educação sobre a morte com crianças e adolescentes, pois quando estes se
depararem com o fim da vida possam encarar de forma mais favorável, conseguindo assim
elaborar um luto saudável. A escola contribui para a promoção da socialização entre as
crianças e adolescentes, então que é pertinente que tal instituição de ensino proporcione o
ambiente para que ocorra à educação sobre a morte. Este artigo possuiu como objetivo
principal fazer um levantamento em trabalhos científicos para identificar o processo de
educação sobre a morte na escola. Além de compreender a educação sobre a morte no âmbito
escolar, pretendeu-se averiguar as concepções nos textos científicos sobre a morte no âmbito
escolar e analisar criticamente as discussões sobre a relevância da educação sobre a morte em
trabalhos científicos. O presente artigo fundamentou-se em uma revisão bibliográfica
sistemática, de abordagem qualitativa e caráter exploratório. Foram realizadas consultas em
bases de dados, nas quais obtiveram como amostra deste estudo cinco textos acadêmicos. Os
mesmos foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin, a qual resultou em um
levantamento de identificação do processo de educação sobre a morte na escola nos trabalhos
científicos, possuindo como classe temática a educação sobre a morte na escola e como
categorias a participação nos rituais fúnebres, a qualificação dos professores, os recursos
facilitadores e o questionamento da morte na escola. Baseado nos resultados encontrados, e
em concordância com os objetivos apresentados, notou-se que a educação sobre a morte no
ambiente escolar ainda é um desafio a ser enfrentado pelos profissionais da área da educação.
Porém, a mesma é caracterizada como sendo benéfica para todo o ambiente escolar, pois
colabora no desenvolvimento humano do alunado, além de tornar a escola um ambiente
seguro para o compartilhamento de questões pessoais e existenciais. |
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