UEPB - Repositório Digital

Educação das pessoas com deficiência: desafios e possibilidades em tempos de pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Diego Tavares de
dc.date.accessioned 2021-10-07T12:09:18Z
dc.date.available 2021-10-07T12:09:18Z
dc.date.issued 2021-09-24
dc.identifier.other CDD 371.92
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24827
dc.description SOUZA, D. T. de. Educação das pessoas com deficiência: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A pandemia de SARS-COV-2 (COVID-19) trouxe grandes desafios para educação do nosso país. No entanto, inovações no ensino precisaram ser pensadas para que o direito à educação escolar não fosse totalmente afetado. Evidentemente, essa realidade não foi diferente para os alunos com deficiência, nascendo as orientações do Conselho Nacional de Educação. Pela mesma razão, este estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a educação das pessoas com deficiência durante a pandemia, a partir de uma pesquisa de campo, na Escola Municipal Senador Humberto Lucena, do município de Dona Inês-PB. A metodologia utilizada neste trabalho foi de natureza qualitativa. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois questionários, aplicados de forma virtual através da plataforma Google Forms, junto aos professores(as) de classes comuns e do atendimento educacional especializado (AEE). Esta pesquisa está fundamentada nos seguintes teóricos: FIGUEIRA (2011); JANNUZZI (2012); KRAEMER (2020); LIMA (2006); MANTOAN (2015); MAZZOTTA (2011) e entre outros. Neste estudo ficou evidente que muitos são os desafios na educação dos alunos com deficiência, visto que a falta de acesso à internet, ocasionou o distanciamento entre professores e alunos dificultando uma mediação eficaz do conhecimento. Assim, como a precarização do atendimento educacional especializado que está sendo ofertado ao público-alvo da Educação Especial. Portanto, conclui-se que nesse momento de pandemia uma educação de qualidade se tornou inviável para os alunos com deficiência, mesmo havendo adaptações realizadas em colaboração com os professores que produzem todos os materiais necessários, mas a mediação não ocorre de maneira eficaz havendo um retrocesso na aprendizagem e desenvolvimento desse alunado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Ensino remoto de emergência pt_BR
dc.subject Pandemia de SARS-COV-2 pt_BR
dc.title Educação das pessoas com deficiência: desafios e possibilidades em tempos de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta