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Caracterização e avaliação da abordagem experimental adotada no Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do município de Campina Grande – PROAFE/UEPB/UFCG

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dc.contributor.author Costa, Manuel Jeovani Pereira
dc.date.accessioned 2021-10-07T17:13:45Z
dc.date.available 2021-10-07T17:13:45Z
dc.date.issued 2020-07-08
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24839
dc.description COSTA, Manuel Jeovani Pereira. Caracterização e avaliação da abordagem experimental adotada no Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do município de Campina Grande – PROAFE/UEPB/UFCG. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetivou caracterizar e avaliar a abordagem experimental aplicada no âmbito do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PROAFE/UEPB/UFCG, cuja análise tomou como parâmetros os conceitos de Alfabetização Científica e de Experimentação Problematizadora, respectivamente propostos por Leonir Lorenzetti e Demétrio Delizóicov (2001) e Wilmo E. Francisco Jr. e colaboradores (2008). Os referidos autores buscam inspiração nos processos anglo-saxões de letramento para a ciência e no conceito de Educação Problematizadora proposto por Paulo Freire. Não obstante, os reiterados estudos e o reconhecimento acerca de sua importância como prática motivadora da aprendizagem, a atividade experimental no ensino das ciências, notadamente em nível do Ensino Fundamental, persiste como estratégia pouco explorada. Um dos reflexos do processo da globalização, o letramento científico visa instruir o público escolar à compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, considerando contextos e finalidades. Assim, a partir do levantamento de campo, a investigação aponta que o PROAFE cumpre um papel importante na propagação da metodologia experimental, de um lado, possibilitando processos de inovação na aplicação dos fundamentos teóricos com vistas à qualificação para o ensino – em nível da formação inicial de futuros licenciados – e, de outro, mobiliza meios à facilitação da aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental. Dessa forma, as observações demonstraram que o programa promove as condições básicas à apreensão crítica do conhecimento científico coerentemente com os fundamentos da alfabetização científica, além de criar oportunidades para construção de conhecimentos numa perspectiva problematizadora da realidade. O PROAFE proporciona aos aprendentes a compreensão crítica de fenômenos biológicos, físicos, químicos e matemáticos, bem como busca tornar os aprendentes capazes de não apenas inferir hipóteses e explicações plausíveis, mas também subsidiar a reflexão e sobre a ciência e a cidadania. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Osmundo Rocha Claudino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Experimentação problematizadora pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.title Caracterização e avaliação da abordagem experimental adotada no Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do município de Campina Grande – PROAFE/UEPB/UFCG pt_BR
dc.type Other pt_BR


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