Resumo:
A formação leitora é um dos maiores desafios para a educação básica brasileira, desse modo, procura-se estratégias que despertem iniciativas para desenvolvimento desta competência. Percebendo esta problemática, escolhemos a Literatura de Cordel como instrumento de transformação deste cenário, uma vez que, traz consigo a sensibilidade literária, o caráter representative e o contexto histórico tal como cultural, como identidade de um povo. Assim, visamos com a experiência do estágio supervisionado nas aulas de Língua Portuguesa, ministradas na modalidade do EJA – Educação para Jovens e Adultos, compreender as bases dos cordéis como estímulo à leitura, bem como a outras competências e capacidades do aluno na EJA, verificando as raízes deste estilo literário e identificando as suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem dos sujeitos contextualizados no espaço nordestino. Assim, esta pesquisa, é de natureza bibliográfica, uma vez que aborda teóricos como: Teixeira (2008), Silva (2008) e Freire (1987). Portanto, pressupomos que os elementos do Cordel, a exemplo da xilogravura, articulam por fim, um grupo leitor, produtor e crítico da sociedade brasileira.
Descrição:
ANDRADE, R. J. Formação leitora aos educandos da educação de jovens e adultos a partir da literatura de cordel. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português), Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.