Resumo:
Este artigo apresenta uma leitura em torno da representação do feminino negro presente na obra Úrsula (1859), romance de autoria da Maria Firmina dos Reis. O foco está em discutir quais reflexões sobre o contexto escravocrata é possível levar ao leitor em formação na educação básica sobre as questões étnico-raciais. Em função disso, tem como referencial teórico os estudos de Candido (1989); Castilho (2004); Conduru (2007); Duarte (2011); Duarte (2013); Filho (2004); Gomes (2010); Lopes (2005); Machado (2018); Matos (1976); Moura (2005); Oliveira (2008); Reis (1989); Reis (2018); Teodoro (2005); Veríssimo (1936), entre outros, que situam sobre o negro na literatura brasileira antes do período de Úrsula (1859), a mulher na literatura e a literatura afro-brasileira no contexto escolar. Trazendo uma metodologia de cunho analítico, a narrativa em questão, possibilita discutir a respeito da importância que a literatura tem para a leitura de questões em torno do processo da escravidão, da violação dos direitos humanos, da resistência, bem como abranger a formação de uma consciência crítica reflexiva.
Descrição:
GUEDES, M. J. B. A representação da mulher negra no romance Úrsula. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.