UEPB - Repositório Digital

Um olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero conto

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Paulo Fernando José Soares da
dc.date.accessioned 2021-10-13T23:38:11Z
dc.date.available 2021-10-13T23:38:11Z
dc.date.issued 2021-09-29
dc.identifier.other CDD 372.623
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24871
dc.description SILVA, P. F. J. S. da. Um olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero conto. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho pretende contribuir para a prática de leitura e escrita no ambiente escolar, através de uma proposta de letramento interessada na formação crítica e cidadã dos alunos da educação básica, sob a temática afro-brasileira, a fim de expandir o conhecimento dos alunos com base numa postura multicultural. Portanto, O objetivo geral é apresentar uma sequência de atividades que visam à leitura e a escrita a partir de contos afro-brasileiros para turmas do oitavo ano do ensino fundamental. Para tanto, fundamentamos nossa investigação nas proposições das teorias do Letramento a partir de Kleiman (1995), Antunes (2009), Coppi (2016), Cosson (2020), entre outros. E, para questões voltadas à temática afro-brasileira no contexto escolar, trabalhamos com Munanga (2005), Pereira (2016), e outros. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa tendo caráter propositivo e exploratório. Sendo assim, a sequência de atividade proposta neste trabalho com o gênero conto, partindo da leitura dos contos: Minha mãe é negra sim! de Santana (2008) e Pixaim, de Sobral (2011), cuja função é promover a formação da consciência crítica dos alunos e empenhando-se em torná-los agentes sociais colaborativos do conhecimento, atuantes no combate ao racismo institucionalizado na nossa vivência, do mesmo modo que, consequentemente, estes alunos poderão restabelecer o seu olhar para o outro, isto é, tornar-se-ão sujeitos envolvidos nas percepções dos problemas sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: André Luiz Souza Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Gênero Conto pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.subject Antirracismo pt_BR
dc.title Um olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero conto pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta