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Atitudes linguísticas de professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB

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dc.contributor.author Tavares, Andreza da Silva
dc.date.accessioned 2021-10-13T23:41:34Z
dc.date.available 2021-10-13T23:41:34Z
dc.date.issued 2021-09-28
dc.identifier.other CDD 306.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24873
dc.description TAVARES, A. da S. Atitudes linguísticas de professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tematiza as atitudes linguísticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB. E, nesse sentido, tem como objetivo geral analisar as atitudes de duas docentes do quinto ano do ensino fundamental. Escolhemos essa abordagem sobre os estudos sociolinguísticos porque é um assunto relevante para o campo pedagógico, contudo, há uma escassez em estudos nacionais que trabalhem com direções às atitudes linguísticas, especialmente, no estado da Paraíba. Assim, discutimos como as crenças e atitudes linguísticas de professoras podem influenciar na forma como elas agem em situações de sala de aula, tendo em vista que as suas influências são muito significativas para/na formação dos discentes. Para tanto, a pesquisa parte de uma metodologia de cunho qualitativo a partir de uma entrevista semiestruturada. Este estudo fundamenta-se nos postulados da Sociolinguística Educacional – em especial, dialogando com questões de Crenças e Atitudes Linguísticas, bem como em questões voltadas ao ensino, concebendo os aportes de Labov (2008), Bagno (2014, 2012, 2007a [1999], 2007b), Bortoni-Ricardo (2017, 2008, 2005, 2004), Costa (2019), entre outros. Por fim, percebemos como as professoras têm posturas diferentes: uma é mais atenta às questões que envolvem a variabilidade linguística, haja vista sua formação no curso de Letras; e a outra tem posições mais conservadoras, e sua formação em outra área favorece isso, ficando evidente o quão necessária é a persistência na pesquisa, em buscar estudos e orientações que contribuam para que docentes estejam sempre atualizados para uma melhora significativa na prática educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: André Luiz Souza da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Atitudes linguísticas pt_BR
dc.subject Ensino de língua pt_BR
dc.title Atitudes linguísticas de professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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