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O presente estudo apresenta reflexões acerca da ludicidade na Educação Infantil com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento integral das crianças em meio ao contexto educacional de ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19. A Educação Infantil tem como aspecto fundamental para o desenvolvimento de suas aulas, a ludicidade, que se apresenta como um recurso aperfeiçoador da prática docente, trazendo uma relação íntegra entre o cuidar, o brincar e o educar como eixos fundamentais nas rotinas das creches; o que precede o argumento: como os/as professores/as da educação infantil estão trabalhando com a ludicidade nas aulas remotas? Nessa perspectiva destacou-se como objetivo geral, analisar as metodologias lúdicas utilizadas por docentes da Educação Infantil no período da pandemia da Covid-19, para o desenvolvimento integral das crianças em uma creche municipal da cidade de Bananeiras/PB. Como objetivos específicos, elencar os aspectos fundamentais que constituem as metodologias aplicadas na educação infantil e relacioná-las com a realidade atual; refletir sobre os desafios encontrados em relação a aplicação de metodologias lúdicas na Educação Infantil; discutir a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem durante o contexto de pandemia da Covid-19. Como base teórica, fez-se uso dos seguintes autores e autoras: Pimenta (1999), Tardif (2010), Arroyo (2011), Ariès (2016), Vygotsky (1991), Moyles (2006), Saviani e Galvão (2021), Santos (2020), dentre outro/as que abordam a temática de forma significativa, e promovem estudos para a fundamentação da discussão. A metodologia utilizada nesta monografia configurou-se como uma pesquisa qualitativa em educação, sendo um estudo de campo, com aplicação de um questionário investigativo com perguntas abertas e fechadas, em uma creche municipal, localizada na cidade de Bananeiras/PB, tendo como colaboradoras cinco professoras da Educação infantil (pré-escola). Os resultados da pesquisa apontam que é possível, a partir de aulas bem planejadas e após conhecer a realidade da turma, trabalhar com a ludicidade na educação infantil no contexto de aulas remotas para o desenvolvimento das habilidades físicas e mentais; e para a efetivação do lúdico nas aulas é imprescindível a participação dos pais no processo de realização das atividades educativas não presenciais, no sentido de desenvolver as habilidades cognitivas das crianças. |
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