UEPB - Repositório Digital

As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbalho, Daniela Ribeiro
dc.date.accessioned 2021-10-14T17:53:50Z
dc.date.available 2021-10-14T17:53:50Z
dc.date.issued 2021-10-08
dc.identifier.other CDD 371.13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24887
dc.description BARBALHO, D. R. As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta discussões a respeito das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente. O respectivo estudo tem como objetivo geral compreender a formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho docente a partir de experiências vivenciadas no âmbito do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID); e como objetivos específicos discutir sobre as contribuições do PIBID na formação inicial do/a pedagogo/a; apresentar relatos de experiências vivenciadas no PIBID em uma escola pública de Ensino Fundamental; analisar as práticas pedagógicas de sujeitos que vivenciaram a experiência de participar do PIBID. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativa em educação, sendo também uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário estruturado, pelo Google Forms, com perguntas abertas, para dez alunos que participaram do PIBID entre os anos de 2018 e 2020. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Arroyo (2011), Imbernón (2011), Libâneo (1994), Pimenta; Lima (2017), Tardif (2012), Zabalza (2014), Temóteo; Silva (2013, 2014), dentre outros/as que abordam a temática da formação inicial, estágio e PIBID, de forma relevante e que dão fundamentação para as discussões. Os resultados da pesquisa mostram, nas falas dos/as informantes, que a experiência de poder participar do PIBID trouxe contribuições significativas para a vida dos/as mesmos/as, tanto para a formação pessoal, quanto profissional dos/as participantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Formação Inicial pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.title As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta