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Este trabalho apresenta discussões a respeito das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente. O respectivo estudo tem como objetivo geral compreender a formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho docente a partir de experiências vivenciadas no âmbito do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID); e como objetivos específicos discutir sobre as contribuições do PIBID na formação inicial do/a pedagogo/a; apresentar relatos de experiências vivenciadas no PIBID em uma escola pública de Ensino Fundamental; analisar as práticas pedagógicas de sujeitos que vivenciaram a experiência de participar do PIBID. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativa em educação, sendo também uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário estruturado, pelo Google Forms, com perguntas abertas, para dez alunos que participaram do PIBID entre os anos de 2018 e 2020. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Arroyo (2011), Imbernón (2011), Libâneo (1994), Pimenta; Lima (2017), Tardif (2012), Zabalza (2014), Temóteo; Silva (2013, 2014), dentre outros/as que abordam a temática da formação inicial, estágio e PIBID, de forma relevante e que dão fundamentação para as discussões. Os resultados da pesquisa mostram, nas falas dos/as informantes, que a experiência de poder participar do PIBID trouxe contribuições significativas para a vida dos/as mesmos/as, tanto para a formação pessoal, quanto profissional dos/as participantes. |
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