UEPB - Repositório Digital

Estratégias de ensino/aprendizagem em bem-estar animal no ensino básico de Lagoa Seca - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Márcia Albuquerque
dc.date.accessioned 2021-10-14T17:58:10Z
dc.date.available 2021-10-14T17:58:10Z
dc.date.issued 2020-03-11
dc.identifier.other CDD 590
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24888
dc.description QUEIROZ, Márcia Albuquerque. Estratégias de ensino/aprendizagem em bem-estar animal no ensino básico de Lagoa Seca - PB. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Diante do contexto social e cultural dos seres humanos em relação a natureza e com os seres que nela habitam, faz-se necessário projetos educativos voltados a Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal, sendo os jovens na fase inicial do ensino fundamental o principal alvo dos educandos, pois é através do ensino aprendizagem que torna-se possível mudanças de hábitos e desenvolvimento de valores morais, que proporcionam consciência, empatia e responsabilidade para a construção de uma sociedade digna. O objetivo do trabalho consistiu-se em delinear estratégias de ensino aprendizagem que possibilitassem e contribuíssem para a formação de cidadãos conscientes cuidados necessários para como os animais, trazendo informações sobre o bem-estar e o direito animal e sobre maus-tratos e sobre a guarda responsável, através da realização de atividades lúdicas, objetivando a conscientização dos deveres e responsabilidades com os animais. O trabalho foi realizado em uma escola pública, denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, que fica localizada na zona urbana da cidade de Lagoa Seca, na Paraíba. A pesquisa foi feita com 23 alunos, do 7º ano do ensino fundamental. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, através da aplicação de questionários pré-intervenções e pós-intervenções sobre os temas acima mencionados. Os resultados encontrados apontam que a aplicação de estratégias, como jogos educativos e aulas mais dinâmicas favorecem o processo ensino-aprendizagem, para a conscientização dos alunos diante dos animais. Houve um aumento significativo de alunos que antes não tinham tanta empatia pelos animais e que hoje passam a ter, além de obter conhecimento em relação a conteúdos trabalhados. Conclui-se que a sala de aula é um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades voltadas para a Educação Humanitária em Bem-estar Animal, pois proporciona mudança de valores e hábitos da sociedade com outras espécies, possibilitando atitudes mais humanitárias com todas as formas de vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Stechhahn Lacchia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Proteção animal pt_BR
dc.subject Educação humanitária pt_BR
dc.title Estratégias de ensino/aprendizagem em bem-estar animal no ensino básico de Lagoa Seca - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta