Resumo:
Este trabalho faz uma abordagem sobre a educação não-formal realizada no
âmbito do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na Comunidade Santa
Maria localizada no município de Areia-PB. Situamos o nosso objeto de estudo
nas reflexões construídas a partir da função social da educação e sua ação
educativa onde partimos do campo teórico-metodológico da História Social.Como
objetivo trabalhamos com a contextualização MPA, centrado na luta pela melhoria
da educação no campo, no sentido de mostrar como no contexto do movimento,
este desenvolve uma concepção da educação informal, quais suas propostas, e
perspectivas. Utilizamos como pressuposto teórico GOHN, (2009), FREIRE
(2004), FORTES (1995) e CALDART (2002),para discutirmos esta proposta
educacional. Nossa abordagem metodológica está centrada nos preceitos da
historia oral temática, buscando entender a partir desta a fala dos membros do
movimento em relação à educação e para isso recorremos ao uso de questionário.
São atendidos na comunidade Distrito Santa Maria. Os resultados nos permitiram
entender que através de sua ação educacional, o MPA assegura que o professor e
os alunos tenham uma formação centrada na busca de melhorias sociais a partir
de um processo educativo, conscientizador, contextualizador e problematizador de
suas vivências e experiências sociais.
Descrição:
Nascimento, M. J. de S. do. Da Pedagogia do diálogo: Ações educativas no
movimento de pequenos agricultores Areia – PB. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.