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Variação linguística: uma experiência direcionada à prática docente através do gênero cordel

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dc.contributor.author Silva, Maria Anielle da
dc.date.accessioned 2021-10-15T17:53:04Z
dc.date.available 2021-10-15T17:53:04Z
dc.date.issued 2021-09-29
dc.identifier.other CDD 414
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24932
dc.description SILVA, M. A. da. Variação linguística: uma experiência direcionada à prática docente através do gênero cordel. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O ensino voltado à variação linguística permite aos educandos o conhecimento sobre a língua, tendo em vista que é bastante comum observarmos estudantes se referindo à Língua Portuguesa como difícil de aprender e por em prática. Pensando nisso, propomos uma discussão sobre o tema variação linguística a partir do gênero cordel neste trabalho, o qual possibilita aos estudantes não apenas uma gama de conhecimentos sobre o assunto, bem como facilita o processo de ensino-aprendizagem através de sua dinamicidade de conteúdo. Perante isso, o objetivo desta pesquisa é apresentar como pode ser relevante a abordagem das variações linguísticas a partir do gênero cordel em sala de aula. Com base nisso, temos como objetivos específicos: a) destacar o dinamismo da língua e seus processos de variação ao longo do tempo e de contextos culturais; b) explanar, a partir de uma vivência em sala de aula, aspectos relacionados à heterogeneidade linguística dos alunos através do gênero cordel; c) apresentar uma proposta de atividade voltada à prática docente acerca da variação linguística presente no mundo social e no mundo educacional através do gênero cordel. Para tanto, os teóricos e documentos que nortearam esta investigação são compostos por Bagno (1999); Bortoni Ricardo (2004), Coppi (2014), Brasil (2008), Brasil (1998), Santos (2005), Brasil (2017) os quais possibilitaram o desenvolvimento do capitulo sobre variação linguística. Seguidamente, Brasil (2018), Marcuschi (2010), Souza (2018), Melo (2014), Teixeira (2008), serviram de apoio perante as discussões sobre gênero textual e gênero cordel. Foram utilizados também Fiorin (2011), Assaré (2005) e Antunes (2003) como suporte para o capítulo voltado para a experiência em sala de aula. Sucessivamente, o método de análise desta pesquisa seguiu a abordagem qualitativa seguida de cunho bibliográfico. Portanto, a análise mostrou que há uma carência de estudos voltados para o ensino da variação linguística especificamente direcionada ao gênero cordel, haja vista que este gênero é indispensável na sociedade uma vez que trabalha com aspectos interacionais e culturais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Variação Linguística pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Variação linguística: uma experiência direcionada à prática docente através do gênero cordel pt_BR
dc.type Other pt_BR


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