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O uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantil

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dc.contributor.author Sena, Raíssa de Andrade
dc.date.accessioned 2021-10-18T12:45:01Z
dc.date.available 2021-10-18T12:45:01Z
dc.date.issued 2021-10-06
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24936
dc.description SENA, R. de A. O uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantil. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda a utilização da ludicidade, especificamente o uso de jogos e brincadeiras de origem africana, como instrumento contribuidor para o ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Tivemos por objetivo geral compreender as contribuições da utilização de jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais na Educação Infantil. A base teórica utilizada para fundamentar esta pesquisa teve como base autores/as que tratam sobre a temática, como Vygotsky (1988), Piaget (1978), Kishimoto (1994), Moyles (2006), Cunha (2016) e Rosolem e Guerra (2013). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configura em caráter qualitativo, tendo como método de procedimento o Estudo de caso, no qual elaboramos e aplicamos um roteiro de entrevista estruturada com a colaboração de três professoras atuantes na Educação Infantil em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI). Diante os resultados analisados, pudemos compreender que tanto a ludicidade quanto os jogos e brincadeiras de origem africana contribuem significativamente para a efetivação da Lei Federal n° 10.639/03 (BRASIL, MEC, 2003) e proporcionam discussões pautadas no ensino da cultura africana e afro-brasileira e da diversidade cultural desde os anos iniciais da Educação infantil. Ademais, se faz necessário promover, nas instituições escolares, um espaço mais aberto para abordar a educação voltada para as relações étnico-raciais de forma contínua e integrada ao currículo institucional, na qual os/educadores/as estejam constantemente em processo de reflexão crítica sobre sua prática pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras de origem africana pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title O uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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