Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a concepção de educação feminina de Anália Franco (1853-1919) através do impresso Álbum das meninas: revista literária e educativa dedicada às jovens brasileiras (1898-1901), buscamos investigar a trajetória de vida de Anália, seus ideais, verificar os aspectos materiais do periódico, visibilizado enquanto projeto de uma educadora e examinar os seus textos educativos presentes no impresso. Para a construção da pesquisa de abordagem exploratória e qualitativa utilizamos os pressupostos da História Cultural, baseando-se nos estudos de Chartier (1988; 2009) a fim de desvelar as práticas e representações sociais que circundavam o papel da mulher naquelas páginas, Luca (2008) sobre métodos de análise de fonte documental, pautados na investigação minuciosa sobre o modo como um objeto, neste caso, a revista, é apresentado em suas características singulares, Sirinelli (2003) a respeito dos processos de sociabilidade, e Certeau (1982; 2017) para compreender o lugar de fala de quem escreve e de que forma a realidade é escrita. Pautamos-nos ainda nas contribuições de Carvalho (1990; 2004), Aranha (2012), Almeida (1998), Morel (2012), Martins (2012), D’Incao (2004), Rago (2004), Louro (2004) para construir os aspectos políticos, econômicos sociais e culturais, com enfoque na educação, imprensa e mulher do recorte temporal, entre outros. Constatou-se que a imprensa feminina em destaque compactuava dos ideários circulantes do período, buscando por meio do impresso educar a figura feminina através de textos educativos permeados de aspectos morais e religiosos, enaltecendo a instrução da mulher enquanto mola propulsora da educação dos filhos e governança do espaço doméstico, contribuindo assim com o progresso social.
Descrição:
COSTA, J. F. da. Mulheres podem escrever: lições educativas de Anália Franco à mocidade feminina na revista Álbum das Meninas. 2021. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.