Resumo:
O trabalho a seguir, pretende analisar a temática Mangue Bit, também
conhecido como Mangue Beat, movimento artístico-musical criado no inicio dos anos
90 na cidade do Recife-PE por jovens músicos, jornalistas e artistas da periferia local.
Tal movimento pretendia alertar a população para a ociosidade cultural a qual a cidade
se submetia na época, como também conscientizar a comunidade para os problemas
sociais dos quais a população sofria. O Movimento Mangue Beat serviu para dar vez e
voz a quem até então vivia a margem sócio-econômica da cidade. Com o surgimento
da cena Mangue, o subúrbio passou a ser visto não só como um lugar de violência e
desprezo, mas sim, também como um lugar de produção cultural de qualidade. Foi a
partir do Mangue Bit que os tidos, classe “B” e “C” puderam se expressar
artisticamente marcando assim um novo recorte no campo cultural recifense.
Entretanto, os mentores da cena não estavam preocupados só com a produção musical,
mas também com a questão ambiental, pois o processo de modernização da cidade
aterrou os mangues para dar lugar a avenidas e prédios, ou seja, o movimento ao
mesmo tempo que se preocupou com a estagnação musical, denunciou a degradação
do ecossistema local, tendo em vista que o mangue é considerado berçário da maioria
das espécies marinhas. Para isso se muniram de um documento, o manifesto Mangue,
é dividido em três partes e nelas podemos notar a presença dos discursos culturais,
ambientais e de identidade. Para a difusão do Manifesto Mangue, seus criadores
utilizaram-se tanto da mídia impressa quanto da mídia digital, além do que, criaram
uma linguagem própria, baseada em metáforas e gírias ligadas ao ecossistema
manguezal. O Mangue Beat esteticamente rompe com a dita tradição musical, se
utilizando de fusões rítmicas para fomentar outro gênero que tem como característica a
junção do moderno com a tradição, o lúdico com o político, diversão e preocupação.
Descrição:
Silva, M. J. R. da. Da Lama a fama: Dissecando o
Movimento Mangue Beat (1994 - 2004). 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.