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RESUMO: Este artigo tem por finalidade refletir sobre a importância, na Educação Infantil, da ludicidade no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) expressa por meio de jogos, brincadeiras e atividades sensoriais, entre outros. Para isso, o texto apresenta reflexões acerca de práticas pedagógicas que permeiam a educação de crianças com TEA, de modo que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem e promovam maior interação e comunicação entre professor, aluno e os próprios discentes. Assim, considera-se o brincar e o jogar um trabalho pedagógico que busca, na Educação Inclusiva, o desenvolvimento e a possibilidade de elaborar estratégias de intervenção que favoreçam a interação da criança e socialização com os profissionais do contexto escolar. Para esse fim, escolheu-se a abordagem metodológica qualitativa de caráter bibliográfico, tendo por base teórica autores como Brasil (1990), Bosa (2002), Almeida (2011), Santos (2016) e Kishimoto (2010), entre outros nomes que foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso. Além desses, buscou-se referências em filmes, revistas, reportagens, séries que contribuíram para maior compreensão da temática proposta. Tem-se, portanto, que os dados deste estudo demonstraram que o lúdico no desenvolvimento da criança com autismo é de grande relevância para o sucesso de uma aprendizagem significativa quando os conteúdos são dirigidos e planejados. No entanto, percebe-se, ainda, que parte dos professores tem dificuldades para trabalhar com alunos cujo desenvolvimento é diferente dos demais. |
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