UEPB - Repositório Digital

As práticas pedagógicas de uma professora na educação infantil: desafios e possibilidades na discussão de gênero

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sena, Rossanna de Andrade
dc.date.accessioned 2021-10-18T14:00:44Z
dc.date.available 2021-10-18T14:00:44Z
dc.date.issued 2021-10-07
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24942
dc.description SENA, R. de A. As práticas pedagógicas de uma professora na educação infantil: desafios e possibilidades na discussão de gênero. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda sobre as contribuições da educação no processo de (des)construção do machismo presente na sociedade. As experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil ocorrido na graduação em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba fomentaram a elaboração desta pesquisa, que tem por finalidade identificar se existe e quais são as contribuições das atividades e práticas pedagógicas de uma docente atuante em uma turma de Educação Infantil que podem possibilitar as (des)construções da cultura do machismo. A fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa teve como base autores(as) como Drumont (1980), Felipe (2000), Louro (2003), Saffioti (2011) e Azêvedo (2018). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa configura-se como qualitativa, do tipo Estudo de Caso, na qual foram utilizados como instrumentos de pesquisa o uso de um diário de campo, a realização de uma entrevista e a aplicação de um questionário on-line com uma docente atuante no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) localizado em Sapé-PB. Diante os resultados analisados, pudemos compreender que, apesar dos desafios e limitações da modalidade educacional atual do ensino remoto, as práticas pedagógicas da professora colaboradora contribuem para a (des)construção do machismo e possibilitam o debate das questões de gênero na Educação Infantil. Ademais, ressaltamos que é necessário ampliar as discussões sobre gênero na formação inicial e continuada dos(as) professores(as), a fim de promover ambientes educacionais pautados na perspectiva de educação para a não violência de gênero e respeito às diferenças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josilene Rodrigues da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Questões de gênero pt_BR
dc.subject Machismo pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title As práticas pedagógicas de uma professora na educação infantil: desafios e possibilidades na discussão de gênero pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta