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O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais as formas que pode ser desenvolvida a temática étnico-racial na construção da identidade da criança negra com apoio do lúdico. Elucidando a importância da ludicidade na Educação Infantil (EI) com ênfase na construção da autonomia da criança negra, sendo a escola o principal órgão responsável após a família, na busca pela socialização do indivíduo, na formação das crianças e no contato com outras culturas, dessa maneira o local onde ela amplia o seu caráter social. Deste modo, temos por objetivos específicos verificar quais as contribuições do lúdico no processo de ensino-aprendizagem da criança negra, identificando quais atividades lúdicas pedagógicas são utilizadas na construção da identidade da criança negra no contexto da sala de aula e discutir a importância da Lei 10.639/2003, (BRASIL, MEC, 2003) no processo de aceitação e valorização da cultura afrodescendente no âmbito escolar. Desta maneira, o aporte teórico contemplou autores (a), como: HUIZINGA (1999), MUNANGA (2005), MOYLES (2006), SARZEDAS (2007), FONSECA (2009), KISHIMOTO (2010), dentre outros que versam sobre a ludicidade e o racismo. A pesquisa configura-se em estudo de caso de cunho qualitativo, com base no levantamento dos dados coletados através da entrevista semiestruturada realizada com três professoras da EI da Rede Municipal de Ensino da cidade de Guarabira-PB. Com a coleta dos dados, foi possível observar que a implementação do lúdico no espaço escolar contribui significativamente para a aprendizagem das crianças negras no processo de formação da identidade. |
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