Resumo:
A Escola Cidadã Integral vem sendo implantada nos últimos quatro anos no Estado da Paraíba. O Modelo Pedagógico da Escola da Escolha visa uma educação completa, trabalhando os três eixos formativos, Formação para a vida, Formação acadêmica de excelência, Formação de competências para o século XXI, bem como seus princípios educativos, Protagonismo, quatro pilares da educação Pedagogia da presença e Educação Interdimensional, em prol do jovem e seu projeto de vida. O currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve permear todo conjunto de disciplinas da base diversificada. Ser professora de uma escola integral trouxe grandes desafios e oportunidades de crescimento profissional. Pois além de tudo o que é novo que agora é ofertado, é preciso conviver com as dificuldades, sem ignora-las, fazendo parte da solução e tornado o nosso alunado corresponsável pela resolução. Dentre todas as minhas contribuições avalio que a mais significativa foi a oferta das disciplinas eletivas, nas quais trabalhei temáticas de saúde e pude dar orientações junto com colaboradores de outras áreas sobre um tema tão importante, que gira em torno de tanto tabu, que é a sexualidade. Como estávamos no primeiro ano de implantação, os erros foram compreensíveis, e mesmo com as dificuldades o nosso comprometimento fez a diferença, para que assim o jovem pudesse atingir os três eixos formativos da Escola Cidadã Integral.
Palavras-Chave: Educação Integral, Escola Cidadã, Escola da Escolha, Relato de Experiência.
Descrição:
SILVA, Valmonia Maria da. Relato de experiência de uma professora em formação e em exercício na Escola Cidadã Integral. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.