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O presente estudo se propôs analisar os impactos da COVID-19 no adoecimento psíquico de Professores de Escolas Cidadãs Integral (ECIs), na cidade de Campina Grande. Entende-se que é uma temática que suscita estudos e discussões amplas. Para tanto, se fez necessário traçar um perfil dos participantes; avaliação dos índices de transtorno mentais menores prevalentes no período de pandemia, conhecer as principais queixas relacionadas ao sofrimento psíquico; assim como, analisar e relacionar os principais fatores que contribuíram para o sofrimento psíquico diante das exigências acadêmicas requeridas no período da COVID-19. Desse modo, o estudo tratou-se de uma pesquisa qualitativa. A análise de conteúdo (BARDIN, 1987), foi utilizada para análise das falas dos professores pesquisados. O corpus discursivo resultou de uma pesquisa on-line, em que se foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, via Google Forms, além do Self- ReportingQuestionnaire (SRQ-20),criado pela Organização Mundial de Saúde e validado no Brasil por Gonçalves, Stein, Kapczinski, (2008). Foram entrevistados 30 professores e após a análise dos dados coletados, foi percebido predominância do sexo feminino, 90% dos candidatos pertencentes à cidade de Campina Grande-PB, com idade entre 21 e 56 anos, a grande parte com mais de 10 de anos de profissão. De modo especifico, cerca de 27% dos professores apresentam Transtornos Mentais Maiores, 20% Transtornos Mentais Menores, resultado de dificuldades encontradas para adaptação ao “novo normal”, com ausência de aulas presenciais e a necessidade de reinvenção no quesito metodológico para ministrar aulas na modalidade remota. Espera-se que o resultado dessa pesquisa desperte o olhar para essa classe que também veem apresentando sintomas de sofrimento causados pelos impactos da Pandemia gerados pela COVID-19, suscitando novas discussões e possibilidades de apoio e amparo para esses professores. |
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